Como vender mais com a ajuda da internet?
Great by Choice • Jul 08, 2019

Você sabia que o seu negócio pode prosperar ainda mais com a internet? Mesmo uma empresa que já tenha muito tempo de estrada pode se beneficiar encontrando novos clientes, ampliando o alcance e se tornando uma autoridade no segmento. Embora pareça difícil no primeiro momento, o ambiente virtual é perfeito para quem deseja vender mais com a ajuda da internet.

Ainda tem dúvidas? Só no primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,1% e faturou R$ 23,6 bilhões. E os números não diminuem: a previsão é de que o faturamento em 2019 seja de  R$ 79,9 bilhões. Mas saber como vender mais não se limita a ter uma loja virtual. Se você tem apenas um negócio físico, pode começar a criar uma presença online e ampliar o seu número de clientes.

Deseja ampliar os seus negócios no mundo digital? Quer saber como vender mais pela internet? Neste post, veremos maneiras eficazes de divulgar a sua empresa, atingir muito mais clientes e aumentar o número de vendas. Confira!

Como vender mais no mundo digital?

Veja como pequenas, médias e grandes empresas podem aproveitar a internet:

Crie um site

Você não terá como vender mais se não tiver um site. Ele deve contar com as informações mais importantes sobre a sua empresa, além de dados de contato e redes sociais. Quando o seu negócio tem um site, ele passa uma imagem muito mais profissional para o seu público.

Mesmo que o seu negócio seja local, ter um site atrai mais clientes e melhora o relacionamento com eles. Além disso, esse é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital que você deseje ter.

Mas o que deve estar presente no seu site?

  • uma seção “quem somos”, falando um pouco sobre a história da sua empresa;
  • missão, visão e valores;
  • apresentação dos produtos e/ou serviços;
  • um link para o seu blog ;
  • informações de contato, como telefone, e-mail, redes sociais e endereços. Você também pode colocar um formulário, em que o usuário é capaz de enviar alguma dúvida ou crítica, além de um e-mail para retornar a mensagem;
  • formato adaptável. Assim, abrirá com facilidade em computadores convencionais, notebooks, celulares e tablets.

Segmente o seu público

Sabe como vender mais para os clientes que você realmente deseja fidelizar? Segmentando o seu público! Aqui no mundo digital, você pode fazer essa separação de uma forma muito mais específica: em vez de focar em um público-alvo, é possível mirar em um cliente-alvo, que é representado por uma persona.

A persona é um arquétipo do seu cliente ideal. Vamos a um exemplo: a sua empresa vende doces para festas de aniversário. Então, se antes você vendia para mulheres de 25 a 40 anos, mães de crianças e adolescentes, hoje é melhor conversar com a Ana, de 30 anos e mãe de um menino de 1 ano. Ela quer fazer uma festa inesquecível para o primeiro aniversário do filho e procura por um bolo temático. Como é uma data muito especial, ele deve ser impecável.

Tenha redes sociais

Empresas que já descobriram como vender mais sabem da importância das redes sociais. Mas não é apenas ter uma página: para ter uma presença digital sólida, você precisa atualizar os seus perfis constantemente.

Outro detalhe é estar apenas nas redes onde o seu público-alvo está — por isso é tão importante criar a sua persona. Além de investir nas páginas corretas, você não perde tempo divulgando o seu produto ou serviço em locais onde os seus potenciais clientes não estarão.

O mais importante em todo o trabalho de marketing digital é oferecer conteúdo para os seus seguidores. Nas redes sociais, você deve investir em textos, imagens e vídeos que contém informações realmente importantes para o público. Também é importante investir em engajamento, ou seja, posts que façam com que os usuários comentem, curtam e marquem amigos.

Invista em:

  • imagens de qualidade, com boa resolução, texto fácil de ler e design atual;
  • posts bem escritos (atenção à gramática e ortografia!), com informações interessantes para a sua persona;
  • enquetes sobre assuntos que sejam interessantes para o público;
  • conteúdo multimídia: vídeo, imagens e textos.

Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é o principal fator para ter sucesso no meio digital. É ele quem vai atrair novos clientes, fidelizar os mais antigos e transformar a sua empresa em autoridade no segmento.

Mas o que seria conteúdo? É tudo aquilo que você comunica para os seus clientes. Resumindo, é:

  • os posts do Facebook e do Twitter;
  • os textos no LinkedIn;
  • as imagens, legendas e vídeos no Instagram;
  • os posts no blog;
  • as seções do seu site;
  • os vídeos no YouTube.

Para um bom conteúdo, você deve priorizar:

  • boa escrita (repetiremos esse detalhe sempre!), para mostrar seriedade e profissionalismo ao seu público. Tanto no online quanto no offline, o cliente enxerga isso como sinal de uma empresa séria;
  • Search Engine Optimization (SEO) : é um conjunto de regras para fazer com que o seu site apareça entre os principais resultados de busca do Google;
  • diversidade: imagens, textos e vídeos. Divulgue as suas informações de maneiras diferentes;
  • regularidade: presença digital requer investimento, principalmente de tempo. Se você oferecer constância, o seu público saberá que a sua empresa sempre terá novidades. Além disso, uma rede social abandonada dá a impressão de que o seu negócio não existe mais.

Converse com a sua audiência

Quer saber como vender mais? Simples: ouça o seu público. A internet facilita bastante esse processo: quando você tem uma página ativa no Facebook, por exemplo, seus seguidores vão fazer perguntas, criticar e elogiar o seu produto ou serviço. Mas nada disso adiantará se não houver uma resposta!

Pense só: você quer comprar um equipamento importante para a sua empresa. Observa as principais lojas online e entra em contato com uma para tirar dúvidas. Seus e-mails não são respondidos, nem as perguntas que deixa nas redes sociais. Você ainda vai querer comprar com ela?

Quando um usuário enviar um e-mail ou deixar uma pergunta nas redes sociais, dê um retorno o mais breve possível. Um atendimento de qualidade, que traga respostas concisas e resolva o problema do cliente, faz toda a diferença no mundo virtual.

Outro detalhe importante: você fez uma venda? Envie um e-mail para o seu cliente perguntando sobre o atendimento ou se o produto ou serviço era aquilo que ele esperava. Com o uso de ferramentas online , esse disparo de mensagens é rápido e preciso.

Entendeu como vender mais com a ajuda da internet? Como você viu, são vários detalhes que precisam de cuidado, estudo e tempo. Para fazer um bom trabalho, conte com uma agência de marketing digital. Só empresas assim contam com profissionais capazes de aliar o que você deseja para a sua empresa e o que os seus clientes esperam dela.

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