Quando contratar uma agência de marketing digital?
Great by Choice • Jul 01, 2019

Mesmo com os números mostrando que é essencial ter uma presença online, há empresas que ainda não investem em redes sociais ou canais de atendimento virtual. Quem trabalha com um comércio local, por exemplo, pode não entender por que investir em uma agência de marketing digital e ter mais uma despesa mensal.

No entanto, cada vez mais o e-commerce ganha força no Brasil. E não é uma vitória apenas de um segmento. Para os fabricantes que vendem diretamente aos consumidores (D2C), houve um faturamento online de R$ 2,5 bilhões em 2018 , graças a uma alta de 43% no número de pedidos. Para 2019, a previsão é de um crescimento de 10%.

Não tem um e-commerce ou conta apenas com um negócio local? Não se preocupe: o mercado digital também é para você. Descubra agora quando contratar uma agência de marketing digital.

Quando contratar uma agência de marketing digital é a melhor alternativa?

Você quer aumentar o ROI

Seja em curto ou longo prazo, toda estratégia de marketing digital deve gerar ganhos financeiros. O ROI é o retorno sobre o investimento, ou seja, o quanto de lucro você obteve com alguma ação estratégica, por exemplo.

Cada ação de marketing conta com um ROI diferente. Quando uma agência de marketing digital cria estratégias, ele também elabora relatórios que mostrem os resultados de cada uma delas: e-mail marketing , blogs , mídias sociais, anúncios pagos e muito mais.

Calcular o ROI significa entender quais estratégias realmente funcionam e quais devem ser reajustadas ou cortadas. Com uma agência de marketing, você tem o acompanhamento dessa métrica e os números reais documentados.

Você não pode gastar demais

Campanhas de marketing online têm um custo-benefício melhor que as de marketing tradicional. Isso não significa, no entanto, que as duas não possam trabalhar juntas. Só que fazer isso por conta própria pode gerar muitos gastos.

Quando você conta com uma agência de marketing digital, não perderá tanto tempo testando a linguagem da sua empresa. Isso porque toda as estratégias são feitas com base no seu cliente ideal — que também será elaborado por ela.

Outra questão é a necessidade de contratar especialistas. Para ações de marketing realmente eficazes, uma empresa precisa ter, pelo menos, uma equipe específica para isso. No entanto, isso gera gastos com estrutura física para a equipe, recursos materiais e profissionais capacitados, que exigem uma remuneração justa pelo seu trabalho.

Obviamente, uma boa agência digital também cobrará um preço justo. No entanto, ela sempre tentará priorizar a melhor relação custo-benefício para ambos os lados. Além disso, você não precisará gastar com salários e outras obrigações trabalhistas.

A agência de marketing não é um custo, e sim um investimento. Ela deve, necessariamente, trazer retorno financeiro para a sua empresa.

A agência auxilia você a economizar porque:

  • todos os profissionais são especialistas e experientes no assunto (mesmo um júnior trabalha com estratégias diariamente);
  • as estratégias são criadas para a sua buyer persona , ou seja, o seu cliente ideal. Com isso, as chances de erro são bem menores;
  • a agência só começa a trabalhar com estratégias pelas quais você pode pagar;
  • ela também conta com ferramentas de automação , que otimizam todo o trabalho.

Você quer investir em marketing digital

Ter interesse em criar uma presença digital forte é um dos principais motivos para procurar uma agência de marketing, pois fazer por conta própria pode não ser a melhor escolha.

Além de estrutura, equipe interna e recursos financeiros, você também precisará investir tempo. Estratégias de marketing digital necessitam de planejamento, implementação e acompanhamento constantes.

Se você não tiver uma equipe interna para isso, terá que treinar outros colaboradores, o que raramente é uma boa ideia. Além de deixá-los atribulados e acumulando funções, eles não conseguirão dar conta de tantas tarefas.

Uma agência de marketing digital faz:

  • produção de conteúdo para resultados de busca orgânicos;
  • planejamento estratégico digital do seu negócio;
  • postagem e gestão das suas redes sociais ;
  • mensuração de resultados;
  • relatórios mensais;
  • criação de sites;
  • elaboração de buyer personas;
  • otimização para mecanismos de buscas.

Essas são apenas algumas das estratégias, mas você não precisa adotar todas. Como dissemos, cada planejamento depende do investimento que a empresa pode e quer fazer.

Você não quer viver de métricas de vaidade

Muito se fala sobre a importância de ter um alto número de curtidas ou visualizações. No entanto, isso não significa muita coisa, no fim das contas. Esses números são conhecidos como métricas de vaidade: algo que você usa para parecer importante frente à concorrência, mas que não gera um número maior de vendas ou conversões.

Você pode conseguir muitas curtidas comprando seguidores ou fazendo chamadas apelativas e levemente enganadoras (os chamados clickbaits). Esses números não são interessantes para os negócios e, no segundo exemplo, derrubam a reputação da empresa.

Imagine comprar um alto número de seguidores no seu perfil do Instagram. Por mais que pareça que você alcançou sucesso no meio digital, no fim das contas, não é isso o que acontece. Afinal, quantos daqueles números realmente serão convertidos em vendas? Quantos deles vão interagir e aumentar o engajamento do seu perfil? Quantos farão perguntas interessantes para a sua empresa e marcarão os amigos para seguir a sua página?

Nesse caso, onde entra a agência de marketing digital? Seja em anúncios pagos ou tráfego orgânico, ela cria estratégias que atraiam não um gigantesco número de seguidores, mas uma quantidade de leads qualificados.

Resumindo, todo o trabalho é voltado para atrair usuários que:

  • tenham o perfil semelhante ao do seu cliente ideal;
  • estejam aptos a deixar dados de contato;
  • sejam predispostos a consumir seu produto ou serviço.

Por isso, antes de se pautar em ter um gigantesco número de seguidores, pense em atrair leads realmente qualificados. Se você não tem uma equipe especializada e quer trabalhar com os melhores profissionais do mercado sem investir além do que o orçamento permite, conte com o apoio de uma agência de marketing digital.

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