Banheiras e saunas podem parecer muito distantes do cotidiano das pessoas. Portanto, é preciso transformar a visão do cliente sobre o produto ou serviço, inclusive no ramo industrial. Uma estratégia inteligente é usar o branding para indústrias, ou seja, estratégias de posicionamento de marca voltadas para o setor.
Branding exige pesquisa de público, planejamento e conhecimento de mercado. No entanto, pode trazer resultados consideráveis e transformar a sua empresa em visionária, já que esse tipo de estratégia não costuma ser adotada pelo setor industrial.
Afinal, o que é branding para indústrias? Quais são os benefícios que ele pode trazer para o segmento de banheira e sauna? Como colocá-lo em prática? Saiba tudo neste post!
É a gestão de uma marca. Ou seja, é um conjunto de estratégias que visam o reposicionamento da sua empresa na mente do cliente.
Ele pode ser feito tanto para a construção das marcas quanto para modificar aquelas que já estão no mercado. O objetivo é que elas sejam mais conhecidas e desejadas pelo público-alvo.
Resumindo: branding é dotar a sua marca de valor.
Mas como fazer isso? Entendendo qual público você deseja alcançar e como é possível chegar até ele.
Um grande exemplo de branding é o das sandálias Havaianas. Quando ela foi criada, na década de 1960, Chico Anysio era o garoto-propaganda que afirmava as qualidades do produto (não deforma, não tem cheiro e não solta tiras) para fixá-las na mente do cliente. O público-alvo não era específico; as sandálias eram vendidas para todos. No entanto, começaram a ser associadas às classes mais baixas e o crescimento estagnou.
A mudança veio na década de 1990, quando as Havaianas resolveram mudar o seu posicionamento no mercado: passaram de um produto de classe social baixa para algo que todo mundo usa, inclusive artistas. Os simples chinelos se tornaram peças icônicas de moda conhecidas mundialmente.
O branding diz respeito aos aspectos que, direta ou indiretamente, colocarão a sua indústria na mente do consumidor.
Se um hotel de luxo deseja adquirir banheiras para as suas suítes, o branding será responsável por fazer com que a sua indústria seja a primeira opção na hora da escolha do produto.
Veja como reposicionar a sua marca na mente do consumidor:
Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de ter personas bem definidas. Isso também é essencial no branding para indústrias. Afinal, não é possível reposicionar a sua marca se você não tiver um público definido para atingir.
A persona permite um trabalho de branding mais específico e preciso que o público-alvo — que, embora atinja um nicho, ainda é muito generalista.
Uma indústria — principalmente a de banheiras — precisa ter duas personas: uma para empresas, para o marketing B2B (business to business) e outra para o consumidor, para o marketing B2C (business to client).
Em todo o trabalho de branding para indústrias é preciso ter foco. Qual é a imagem você deseja criar na mente do cliente? De produtos que são luxuosos ou oferecem excelente custo-benefício? Voltado para a classe A ou C?
Para atingir determinado posicionamento, é essencial que todas as formas de comunicação do produto tenham o mesmo discurso.
Resumindo: não adianta fazer propagandas para vender banheiras à classe A se, nas redes sociais , a sua indústria faz piadas com sauna. Portanto, é essencial estabelecer o seu público-alvo, entender como ele prefere se comunicar e elaborar uma estratégia que faça com que o cliente associe o seu produto a algo de grife.
De nada adianta um bom trabalho de marketing se o seu produto não apresentar um benefício que valha a pena para o consumidor.
Por exemplo: o branding pode vender banheiras de luxo, mas se elas não tiverem qualidade e durabilidade, será pouco efetivo.
Observe também se outros setores estão alinhados ao seu branding. Bom atendimento, materiais, produção, logística e entrega são essenciais para a indústria.
Identidade visual é o conjunto de características que faz com que a sua marca seja reconhecida. Mesmo que a pessoa não tenha lido o nome da empresa, associará uma cor ou fonte tipográfica a ela.
As embalagens e o design dos produtos também influenciarão na percepção que o consumidor tem sobre o que você vende.
Da mesma forma que a sua comunicação, a identidade visual deve ter unidade: uma cartela de cores coordenada, fontes tipográficas da mesma família e outros elementos gráficos que sejam originais e, ao mesmo tempo, simples de combinar.
Branding para indústrias é um trabalho complexo, que exige bastante pesquisa de mercado e público. Portanto, conte com uma agência de marketing que já tenha experiência com o setor e saiba lidar tanto com o aspecto gerencial quanto com o visual.
Não importa o seu tipo de produto ou serviço: conhecer o mercado é obrigatório. Como as indústrias concorrentes se destacam? Quais são as suas estratégias de marketing? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
Conhecê-las dará a você uma noção de como agir no mercado. Entendendo os pontos fortes da concorrência, é possível descobrir onde a sua empresa precisa se fortalecer. Conhecendo os pontos fracos, você terá a chance de oferecer aquilo que ela não oferece com qualidade.
Como você viu, é possível fazer branding para indústrias de banheira e sauna. Inclusive, o setor de lazer e bem-estar apresentou diversas novidades na Expolazer 2019, como as estratégias que devem ser adotadas pela sua empresa. Além disso, vários líderes no segmento ministraram palestras e workshops sobre tecnologias para a área.
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