Comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina
Great by Choice • Sep 23, 2019

Como já vimos aqui no blog, presença digital e estratégias de marketing ainda são negligenciadas pela indústria. Não é diferente com a comunicação visual. Para o setor, ela é um meio dinâmico e atrativo de alcançar o público, além de auxiliar no posicionamento. Portanto, investir em comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina não é opcional, mas obrigatório para quem deseja se manter firme no mercado por muitos anos.

Mas o que é e como fazer comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina? Quais são as vantagens que ela pode proporcionar para a sua empresa? Descubra tudo neste post!

O que é comunicação visual?

Basicamente, é toda a comunicação feita com a utilização de meios visuais — desde o layout do seu site até os vídeos postados no YouTube. É dela que sai, por exemplo, a identidade visual da sua indústria, que é o conjunto de elementos que caracterizam a sua empresa, como a família tipográfica, as cores e o logo.

A comunicação visual para indústria, assim como para empresas em geral, funciona como um cartão de apresentação. Antes mesmo que o usuário pare para ler algum texto do seu blog , ele visualizará o layout, a qualidade e distribuição das fotos e as fontes utilizadas.

Por que investir em comunicação visual para indústria?

Podem parecer exemplos clichês, mas eles mostram a força da comunicação visual.

Você provavelmente se lembra da Coca-Cola assim que enxerga o tom de vermelho ou a fonte utilizada no logo. Isso também acontece com o Mc Donald’s ou a Vale. São marcas fortes, mas com grande apelo visual.

O mesmo acontece com vídeos. Muita gente já associa a imagem de uma família feliz na cozinha com um comercial de margarina, por exemplo. Isso mostra a força da comunicação visual.

Na comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina, é possível mostrar detalhadamente o produto, o posicionamento de mercado, as formas de uso, os benefícios que ele proporcionará ao cliente e os problemas que será capaz de resolver. Tudo isso atrelado a uma marca forte e pensada, que traduz os objetivos da empresa.

Outro detalhe importante é a comunicação visual nas redes sociais. Posts sem imagens ou vídeos não geram tanto engajamento. Repare as páginas de empresas com altos números de comentários, compartilhamentos e curtidas. Quantos conteúdos contam apenas com textos? Provavelmente, nenhum.

O aspecto visual pode resumir o conteúdo (imagem) ou complementá-lo (vídeo ou infográfico). Se você observa uma foto clara e com elementos visuais bem distribuídos, dificilmente demorará muito tempo para interpretá-la. Já um texto exige leitura, interpretação e análise. Afinal, muitas vezes você não entende de primeira o que está escrito.

Comunicação visual para o público interno

A comunicação visual para indústria não é voltada apenas para o público externo. Ela, como a comunicação no geral, tem o dever de informar.

Placas de sinalização, quadros de metas e informativos, jornais-murais, displays, totens, painéis e lousas são alguns dos elementos que facilitam a comunicação com o público interno.

Eles podem indicar o que é permitido ou proibido no ambiente, as novidades da empresa, status de urgência e emergência e outras informações necessárias para o dia a dia de trabalho.

Características da empresa

O conjunto de elementos da comunicação visual diz como a empresa deseja ser lembrada pelo cliente. Cores, vídeos e até os stories do Instagram são muito importantes nesse aspecto.

Pela fácil interpretação e por ter um conjunto de cores estabelecido, a comunicação visual fortalece a imagem da marca e ajuda a garantir mais espaço no mercado.

É por isso que a escolha dos elementos envolvidos na sua comunicação visual, por exemplo, precisa de profissionais habilitados. Eles são capazes de interpretar porque determinada cor desperta uma sensação que outra não consegue, por exemplo.

Portanto, na hora de estabelecer a comunicação visual da sua indústria, trabalhe com uma agência de marketing.

Como fazer comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina?

Veja dicas para iniciar o trabalho de comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina:

Oriente o público interno

Uma placa pode fazer muito sentido para você, mas não necessariamente para todos os colaboradores de sua indústria. Se todos não tiverem ciência de que aquela sinalização significa emergência, de nada adiantará o seu acionamento em momentos críticos.

Assim que a sua comunicação visual estiver estabelecida, crie um manual que possa ser distribuído tanto no formato físico quanto no virtual. Uma orientação por palestra também pode ser importante para que os colaboradores tirem as suas dúvidas diretamente.

Tenha certeza da compreensão do cliente

Quando falamos de comunicação para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina, essa preocupação deve dobrar. O público interno pode servir como um primeiro teste para saber se o seu cliente entende o funcionamento de todo o sistema, pois você lida com a proteção de vidas.

Antes de lançar um produto, faça testes com o público interno e potenciais clientes.

Converse com as diferentes personas

Persona é a representação do seu cliente ideal, com nome, idade, profissão, estado civil, dores e necessidades. Uma empresa dificilmente terá apenas uma. Por exemplo: um curso de idiomas pode falar tanto com os pais quanto com os potenciais alunos.

Porém, para a indústria, os tipos de persona se modificam: você terá tanto uma representação de pessoa física (B2C ou business to client) quanto jurídica (B2B ou business to business).

Você lida tanto com as empresas que compram o seu produto quanto com os clientes que o utilizam efetivamente. Na comunicação visual, é preciso utilizar elementos gráficos que possam caracterizar a sua empresa e se comunicar com ambos.

Como visto, é essencial investir em comunicação visual para indústria de iluminação, sistemas e cercas de segurança de piscina. Porém, o marketing digital e os avanços tecnológicos apresentam diversas possibilidades que devem ser aproveitadas pelo setor.

Neste ano, mais uma vez a Expolazer contou com centenas de expositores que mostraram as novidades do mercado de piscinas. Além disso, gestores e especialistas detalharam as tendências para o próximo biênio.

Você não teve a oportunidade de participar do evento? Não se preocupe. Preparamos um material exclusivo e gratuito com os principais assuntos que foram abordados na feira.

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