O que é SEO e para que serve na indústria de piscina e lazer
Great by Choice • Jan 20, 2020

Quando você tem alguma dúvida, a quem faz perguntas sabendo que vai encontrar uma resposta? Pois é, o Google é o nosso principal oráculo, seja para dar respostas simples ou indicar a melhor empresa para adquirir um produto ou serviço. Mas por trás desses resultados, existe uma estratégia importante. Você sabe o que é SEO?

Na prática, o SEO é uma das principais ações para que empresas de qualquer segmento obtenham resultados cada vez melhores de forma online. E para a indústria de piscina e lazer isso não é diferente.

Se pararmos para pensar, qualquer empresa deveria se preocupar em aparecer bem nas páginas de resultados do Google. Afinal, é assim que um cliente em potencial pode encontrar aquilo que sua indústria de piscina e lazer oferece.

Por conta disso, confira o conteúdo que preparamos para apresentar o que é SEO e mostrar para que ele serve!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para os mecanismos de busca. É o nome dado à estratégia que visa melhorar as classificações das páginas de um site nas ferramentas de pesquisa. Apesar de existirem vários sites que fazem esse trabalho, como o Bing e o Yahoo!, o líder de mercado é o Google.

Também podemos dizer que é o processo de criação de conteúdos que ajudam as pessoas a resolverem seus problemas simplesmente respondendo às suas perguntas.

Nos resultados da pesquisa, o Google exibe links para sites que considera relevantes e confiáveis para entregar uma resposta de qualidade para a busca realizada.

Aumentar o tráfego do seu site é o primeiro resultado que você pode alcançar com o SEO

Quando pensamos sobre o que é SEO, é sempre importante lembrar do primeiro grande resultado que essa estratégia pode gerar: o aumento de visitantes no seu site.

Mas para isso, é preciso garantir que seu site forneça as informações que as pessoas precisam e buscam. Para a maioria das empresas, isso significa resoluções de problemas.

Por isso, o SEO passa por um processo de compreensão dos problemas de seus clientes e dos termos de pesquisa (palavras-chave) que eles usam quando procuram soluções online. Uma vez que isso está definido, a estratégia passa a empregar métodos para apresentar essas informações de uma maneira que ajuda o site da sua empresa a aparecer melhor posicionado nas páginas dos resultados das pesquisas.

É importante deixar isso claro: não se trata apenas de fornecer informações sobre os produtos e serviços que você oferece. É preciso compreender os problemas reais que seus clientes desejam resolver. As empresas que entendem isso criam conteúdo que é útil e, consequentemente, obtêm maior volume de tráfego.

Por que o SEO é importante para a indústria de piscina e lazer?

Se sua indústria de piscina e lazer deseja atrair novos clientes por meio das buscas nos mecanismos de pesquisa, o SEO será um aspecto essencial da sua estratégia de marketing digital.

Uma estratégia de SEO bem executada garantirá que seu site seja encontrado pelas pessoas certas no momento certo. Isso criará um fluxo constante de consultas de seus produtos, aumentando as chances de novas vendas.

Mas, na prática, a otimização para os mecanismos de pesquisa é importante para a indústria de piscinas e lazer por vários outros motivos:

  • os usuários confiam nos mecanismos de pesquisa e a presença nas primeiras posições pesquisadas aumenta a credibilidade da empresa;
  • o SEO acaba não sendo apenas sobre mecanismos de busca: boas práticas melhoram a usabilidade de um site e, consequentemente, a experiência do usuário;
  • entender o que é SEO é fundamental para ficar à frente da concorrência. Se dois sites vendem a mesma coisa, é provável que o otimizado para os mecanismos de pesquisa tenha mais clientes e mais vendas do que o concorrente.

Como fazer SEO na prática?

Para entender quais são as ações que vão impulsionar os resultados de SEO na prática, é importante saber que o trabalho de otimização nas páginas pode ser dividido em duas frentes: On Page e Off Page.

SEO On Page

O SEO On Page é o trabalho feito diretamente no seu site para melhorar sua posição nas ferramentas de pesquisa. Isso inclui aspectos como desempenho técnico da página, estrutura do conteúdo e qualidade de informações.

Portanto, no momento da produção de conteúdos, é fundamental seguir alguns passos. Entre eles estão:

  • escolher títulos com até 60 caracteres;
  • garantir que os conteúdos tenham mais de 300 e menos de 2500 palavras;
  • dividir os conteúdos em subtítulos;
  • utilizar as palavras-chave do negócio nas principais áreas dos conteúdos (título, introdução, subtítulos e conclusão);
  • fazer resumos de cerca de 150 caracteres dos conteúdos (meta description).

Por exemplo, em um conteúdo sobre piscinas de vinil , é importante tratar dos principais pontos em volta desse produto. No entanto, ao longo da página e do texto, também é preciso investir nos itens On Page listados acima para ter um bom resultado orgânico.

SEO Off Page

Já o trabalho Off Page é aquele que acontece fora das suas páginas, ou seja, depende de fatores externos. Ele se refere a um item principal: links apontando para o seu site partindo de outros sites (backlinks).

O SEO Off Page também inclui seus métodos de divulgação, levando em consideração a quantidade de exposição nas mídias sociais, por exemplo.

Para indústrias de piscina e lazer, é fundamental contar com parceiros que ajudem a divulgar seus produtos em outras páginas, como os revendedores. Assim, terão chances maiores de serem encontradas, tanto nesses canais de divulgação quanto no Google.

Quanto tempo leva para o SEO funcionar?

Uma estratégia de marketing digital bem pensada, incluindo o entendimento sobre o que é SEO, provavelmente levará entre quatro a nove meses para começar a funcionar efetivamente. Esse é o tempo necessário para que todas as ações possam ser identificadas pelo Google, melhorando o desempenho do seu site e das suas páginas.

Mas há exceções: se seu site é bom, mas precisa de algumas melhorias de SEO, você poderá ver os resultados muito mais rápido. Por outro lado, se seu site for novo e você estiver operando em um mercado competitivo, pode demorar mais tempo para garantir resultados melhores.

Portanto, o SEO não deve ser visto como uma tarefa pontual, mas como parte de suas estratégias recorrentes de marketing.

É importante procurar uma empresa para aplicar o SEO?

Para aplicar todas as práticas recomendadas no seu site e ter uma classificação alta nas pesquisas, é interessante contar com o apoio de uma agência.

Mas para fazer a escolha certa, você deve avaliar as empresas que oferecem serviços de SEO em três aspectos principais:

  1. sucesso com os clientes:  depoimentos de consumidores para saber como eles foram auxiliados dentro dessa estratégia;
  2. serviços personalizados:  esse é um trabalho que precisa ser realizado conforme a realidade de cada site e empresa;
  3. trabalho realizado internamente: fica muito mais fácil confiar nas agências que aparecem na primeira página do Google.

Agora que você já sabe o que é SEO e como essa estratégia é fundamental para a indústria de piscina e lazer, que tal acompanhar as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog? Nelas, você confere tudo que precisa para otimizar seus resultados e aproveitar as oportunidades de crescimento para sua empresa:  Facebook , Instagram e LinkedIn !

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