Por que é importante ter um blog para a indústria de piscina de vinil?
Great by Choice • Dec 09, 2019

Ter um blog para a indústria de piscina de vinil é uma estratégia muito interessante para quem trabalha nessa área. Afinal, com a produção de conteúdo para a internet, você pode alcançar uma grande quantidade de pessoas e conquistar muito mais clientes para o seu negócio.

Mas convém entender bem o que é um blog, não é mesmo? Os blogs nada mais são do que páginas na internet com publicações periódicas. Nos anos 2000 , eles eram mais usados para fins pessoais, como um diário de alguém que quisesse compartilhar a sua rotina.

Atualmente, poucas pessoas mantêm um blog para essa finalidade. Eles passaram a ser mais focados no meio empresarial, atendendo a nichos específicos, como a indústria de piscinas de vinil. Continue com a gente e saiba mais!

Principais vantagens de ter um blog para a indústria de piscina de vinil

Criar um blog para a indústria de piscina de vinil e iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo trará muitas vantagens para o seu negócio. Veja as principais a seguir!

Aparecer no Google

Ao ter um blog para a indústria de piscina de vinil, você poderá criar conteúdos estratégicos, com palavras-chave que os seus possíveis clientes tendem a pesquisar. É possível criar um texto explicando “como escolher uma piscina”, por exemplo, e assim aparecer nos resultados de buscas para esse termo.

Essa é uma técnica muito interessante, uma vez que é o cliente que chega até você por livre e espontânea vontade. Ele não precisa ter uma atividade interrompida, como quando estamos assistindo a um programa de TV e o apresentador faz uma pausa para os comerciais. Trata-se, portanto, de uma estratégia pouco invasiva.

Gerar tráfego orgânico

Para aparecer no Google, você também pode comprar palavras-chave. Ou seja, pagar para que o site da sua empresa seja mostrado quando as pessoas fazem pesquisas relacionadas aos seus produtos.

Ao criar um blog para indústria de piscinas de vinil, você não precisa gastar tanto dinheiro com essa compra. Isso porque, ao produzir conteúdo relevante e com palavras-chave definidas, o Google passará a mostrar esse material com mais frequência, mesmo que você não pague para isso.

Dar informações valiosas aos potenciais clientes

Se o seu blog trouxer informações e dicas valiosas para os clientes em potencial, a sua empresa se tornará uma autoridade no assunto. Isso é muito bom para a imagem do negócio, porque ele demonstrará que realmente entende do que faz.

Quando perceberem isso, os clientes em potencial terão preferência por fechar o negócio com você e não com um concorrente. Afinal, eles foram ajudados com o seu conteúdo, aprenderam com o que leram e já tiveram uma experiência positiva com a marca, mesmo sem ter comprado nada.

Agilizar o processo de vendas

Com um blog bem estruturado, você consegue potencializar os seus processos de vendas. Isso porque essa estratégia faz parte do inbound marketing , que trabalha com um método conhecido como funil de vendas.

Esse funil traz pelo menos três etapas no processo de vendas: atração, consideração e decisão. Quando um potencial cliente lê um artigo sobre “os diferentes tipos de piscinas”, por exemplo, ele pode ser convidado, no final do texto, a assinar a sua newsletter.

Assim, pode-se dar início a uma estratégia que chamamos de fluxo de nutrição. Isso quer dizer que, com o contato da pessoa interessada em mãos, pode-se começar a enviar e-mails com sugestões de outras leituras do blog.

A ideia é que esse consumidor em potencial, inicialmente, seja atraído pelo conteúdo do blog e, em seguida, nutrido com mais informações, até que se sinta pronto para fechar negócio com você.

O método é muito mais ágil do que outros, como a venda por telefone, por exemplo, que além de ser pouco eficaz, é muito invasiva e gera uma percepção negativa da empresa.

Conseguir um bom custo-benefício no marketing digital

Conforme explicamos, ao produzir conteúdo para um blog para a indústria de piscina de vinil, você não precisará pagar altos valores para que o Google mostre o seu site em pesquisas relacionadas e, talvez, nem recorrer às mídias tradicionais para fazer propaganda.

Além disso, as publicações no blog podem ser compartilhadas nas redes sociais , otimizando a produção de conteúdo para esses canais. Na prática, o mesmo material serve para mais de uma finalidade no marketing digital, o que otimiza custos.

Ter um ativo permanente

É interessante deixar claro que a produção de conteúdo para blogs é diferente da criação de materiais jornalísticos. Em um jornal, o que é notícia hoje já não interessará aos leitores amanhã, uma vez que outros fatos acontecerão.

Nos blogs, os conteúdos produzidos seguem uma característica que chamamos de evergreen, ou seja, sempre verde. Se você criar um blog post explicando “como limpar uma piscina”, por exemplo, o material será interessante para o seu leitor hoje ou daqui a um ano.

Isso quer dizer que a produção de conteúdo é um ativo permanente. Uma vez que o artigo foi produzido, ele estará sempre disponível no seu blog. Não é como um anúncio, que você paga para ser veiculado por uma quantidade X de dias e depois disso ninguém mais tem acesso a ele.

Elementos essenciais para um blog de sucesso

Para que o seu blog para a indústria de piscina de vinil seja um sucesso, existem alguns elementos essenciais. São eles:

  • planejamento e periodicidade: é preciso fazer um estudo do público, pesquisar palavras-chave e decidir de quanto em quanto tempo novos conteúdos serão publicados;
  • redatores, editores e gestores qualificados: você precisa ter um time de profissionais com a expertise necessária para que as suas publicações realmente tenham qualidade e sejam interessantes;
  • estrutura de textos para web e SEO : os artigos precisam ter um formato adequado para a web e adotar boas práticas de SEO, que são os elementos avaliados pelo Google para dar uma posição privilegiada a uma página.

Conseguiu entender a importância de um blog para a indústria de piscina de vinil? Para garantir o sucesso dessa estratégia, você precisa contar com parceiros experientes em marketing digital, como a Great by Choice.

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