As diferenças entre inbound marketing e outbound marketing
Great by Choice • Jun 24, 2019

Por muito tempo, campanhas de marketing e publicidade interrompiam as pessoas com propagandas. Com o sucesso da internet, o marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, mostrou-se insuficiente. Hoje, as pessoas querem ser cativadas, e é nesse contexto que o inbound marketing se destaca.

O comportamento do cliente mudou com o passar do tempo. Ele não quer apenas negociar com a empresa que se vende mais, mas com a que se apresenta melhor — e isso não tem a ver, necessariamente, com propaganda. Mas será que isso significa que o marketing tradicional chegou ao fim?

Se você deseja investir em marketing para a sua empresa, precisa conhecer todas as suas vertentes. Neste post, conversaremos sobre inbound e outbound marketing: o que são, quais são as vantagens, como se diferenciam e se é possível colocar ambos em prática. Confira!

O que é inbound marketing e quais são as suas vantagens?

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing faz exatamente o contrário daquilo que estamos acostumados. Em vez de “interromper” o usuário com propagandas, ele atrai com conteúdo útil e relevante.

Outro fator importante é não apenas atrair, mas cativar o usuário. Se não fosse assim, apenas uma chamada apelativa seria suficiente. Portanto, os conteúdos devem encantar o seu potencial consumidor.

Duas das principais características do inbound marketing são a palavra-chave e, como dissemos, o conteúdo relevante. Mas como isso acontece?

O inbound marketing se baseia em quatro etapas:

1. Atração

Na atração , o usuário está em dúvida sobre algum assunto que tem a ver com o seu ramo de atuação. É nessa hora que ele percebe que tem um problema e sua empresa deve dar os primeiros passos para resolvê-lo.

Ele faz alguma pesquisa no Google utilizando palavras-chave. Se você criar um conteúdo com os mesmos termos utilizados pelo usuário, as chances de que a sua página apareça nas pesquisas aumenta.

Por exemplo: você é dono de uma concessionária de carros e tem um blog para tirar dúvidas sobre compra e manutenção de automóveis seminovos. O usuário deseja saber o que ele deve considerar na hora de comprar o seu primeiro veículo. Sua empresa, então, produz o conteúdo “como escolher o primeiro carro”.

Pronto! Você atraiu o cliente, agora é hora de fidelizá-lo;

2. Conversão

Na fase de conversão , você começará a nutri-lo com conteúdos relevantes e cada vez mais ricos. É hora de educá-lo sobre o problema inicial (nesse caso, o primeiro carro que ele deseja comprar). Também é o momento de oferecer um e-book, um webinar ou outro tipo de material mais trabalhado. Em troca, você solicita dados de contato do usuário, como o e-mail, para continuar a conversa (e a conversão). De usuário, ele passa a ser um lead ;

3. Fechamento

Em fechamento , o lead já foi educado o suficiente para entender que tem um problema e que a sua empresa pode ser responsável por solucioná-lo. Agora, é hora de mostrar materiais que comprovem diretamente a sua autoridade no assunto, como gráficos, testes e consultas gratuitas. Seu lead agora é um novo cliente.;

4. Encantamento

Não, ainda não acabamos! Por fim, temos a fase de encantamento , em que o seu novo cliente passa a ser promotor da empresa. Aqui, um bom trabalho de pós-venda faz toda a diferença: pesquisas de satisfação, e-mails com dicas e um novo processo de atração (para produtos complementares, por exemplo) são algumas estratégias.

O inbound marketing surgiu com um estudo de 2006, feito pela HubSpot, com base no comportamento dos usuários da internet. A empresa resume o marketing de atração como “qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”. Resumindo, ele é perfeito para quem deseja criar uma presença digital.

O que é outbound marketing e quais são as suas vantagens?

O outbound marketing ou marketing de interrupção é o tipo tradicional, aquele que vemos nas campanhas de jornal, televisão, revistas, outdoors e malas diretas. Mas ele também é bem comum na internet:

  • quando abrimos o YouTube e vemos uma propaganda antes, durante ou depois de um vídeo;
  • remarketing: quando o seu anúncio aparece em banners logo depois que o usuário visita a sua loja;
  • e-mail marketing com os seus produtos e serviços;
  • banners em sites de notícias;
  • pop-ups em sites.

O outbound fala com um público muito mais amplo e exige mais investimento — se você parar de pagar, a sua propaganda some. No entanto, ele também pode trabalhar aliado com o que você obtém com o inbound. Por exemplo, o envio de e-mail marketing para uma lista de contatos conquistada com a produção de conteúdos.

Além disso, ele tem um retorno mais rápido. É mais fácil que a sua empresa fique conhecida entre o público com propagandas tradicionais, embora elas não construam autoridade na internet.

Quais são as principais diferenças entre ambos?

Para que você entenda bem as diferenças entre inbound e outbound marketing, separaremos cada um por tópicos:

Inbound marketing

  • seus anúncios aparecem apenas para quem fez uma pesquisa sobre algo semelhante ou já viu o seu produto ou serviço;
  • criação de um relacionamento, tanto com o potencial cliente quanto com o atual consumidor;
  • você fala com um perfil semelhante ou idêntico ao do seu cliente ideal;
  • foco em oferecer conteúdo para educar o potencial ou atual cliente;
  • a empresa quer ouvir o usuário e vice-versa;
  • marketing de atração e permissão;
  • investimento financeiro menor;
  • melhor custo-benefício.

Outbound marketing

  • campanhas voltadas para um público maior;
  • retorno sobre investimento mais rápido;
  • maior custo de aquisição do cliente;
  • mais ferramentas de prospecção;
  • foco na propaganda direta;
  • marketing de interrupção;
  • apenas a empresa fala.

É possível usar os dois?

Sim! O ideal é que as empresas saibam balancear o uso dos dois tipos de marketing. Enquanto o inbound marketing constrói a reputação da sua empresa a médio e longo prazos, o outbound marketing consegue retorno sobre investimento com mais rapidez.

Por exemplo: o inbound marketing é utilizado em campanhas de links patrocinados e o outbound aparece no remarketing. Você também pode investir no inbound marketing online e trabalhar o outbound no offline.

Outro exemplo: no online, você investe em conteúdos que atraiam e cativem seu público, enquanto no offline trabalha com flyers, propagandas, promoções e eventos.

Como você viu, inbound e outbound marketing não só podem, como devem trabalhar juntos. Para isso, conte com o apoio de uma agência de marketing  que trabalhe a imagem da sua empresa nos dois segmentos da melhor maneira possível.

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