Será que ainda vale a pena criar um blog?
Great by Choice • Jun 03, 2019

Você já pensou em criar um blog para a sua empresa? Com a popularização das redes sociais no mercado, muitos gestores começaram a pensar que essa ferramenta de comunicação está ultrapassada. No entanto, isso é um erro.

Sim, Facebook, LinkedIn e Instagram são extremamente importantes, mas o blog já se mostrou uma ferramenta atemporal. Além de um meio-termo entre as redes sociais e o site, ele oferece a você total controle sobre o conteúdo veiculado.

Veja por que criar um blog corporativo pode ser um fator-chave de comunicação entre cliente e empresa:

Por que você deve criar um blog para a sua empresa

O blog é um local onde você hospeda vários conteúdos multimídia. Na versão corporativa, deve-se colocar textos, imagens e vídeos relacionados ao seu segmento de atuação e, é claro, à sua empresa.

O mais comum é que ele seja uma seção do seu site, em que o usuário clica e tem acesso aos conteúdos. No entanto, pode ser encontrado em pesquisas nos mecanismos de buscas e compartilhamentos nas redes sociais, como qualquer outro link.

Entenda as vantagens dessa ferramenta para a sua empresa:

Tráfego orgânico

Ao criar um blog, você deve produzir conteúdos relacionados ao segmento de atuação da sua empresa. Tudo o que é criado deve ser otimizado com técnicas de  Search Engine Optimization (SEO ), conjunto de normas que facilitam a leitura e indexação de suas páginas pelos crawlers (robôs do Google).

Na prática, o que isso significa?

Quando o blog é otimizado e indexado pelos crawlers, tende a aparecer nas páginas de busca do Google. Quanto mais bem-feita for a otimização e mais qualidade tiver o conteúdo, mais chances você tem de subir posições nos resultados de pesquisa.

Resumindo, você pode aumentar consideravelmente o tráfego do seu site sem pagar por publicidade!

Desde 2014, o alcance orgânico do Facebook (ou seja, as visualizações que o seu público tem dos seus posts sem que você precise patrociná-los) caiu consideravelmente. Isso se agravou com a decisão de Mark Zuckerberg de priorizar publicações de amigos e familiares. Hoje, estima-se que apenas 1% dos clientes veja os seus conteúdos gratuitos. No Instagram, esse número subiria para 10%.

Com o blog, você não depende de uma plataforma mostrando os seus posts em um feed e nem precisa de investimento financeiro para que eles apareçam nos resultados de busca.

Baixo investimento

Como você viu, não há necessidade de impulsionar os seus posts para que apareçam nos resultados de busca. O Google leva em conta a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário na hora de ranquear os resultados, embora você possa usar o Google Ads para divulgar os seus conteúdos.

Os custos que você precisa ter, em um primeiro momento, são com:

  • plataforma de hospedagem dos posts;
  • redator;
  • designer.

O melhor custo-benefício na hora de criar um blog é contar com uma agência de marketing digital. Isso porque ela vai:

  • planejar o blog estrategicamente;
  • desenvolver um design responsivo;
  • criar pautas e conteúdos;
  • verificar links quebrados;
  • atualizar posts antigos.

Problema e solução

Normalmente, o site de uma empresa mostra apenas como o seu produto ou serviço pode resolver o problema do cliente. Só que nem sempre o cliente sabe que passa por um problema!

Já ao criar um blog corporativo, você trabalhará a apresentação do problema e a solução — a sua empresa.

Vamos a um exemplo: você tem uma confeitaria e o seu público-alvo é formado por pais e noivos que desejam um buffet para as suas festas. Você pode criar posts explicando quais doces são mais populares em casamento, quais são as tendências internacionais de confeitaria, os bolos mais bonitos e muito mais. Depois, quando já tiver um bom número de leads (contatos), poderá desenvolver materiais mostrando porque a sua empresa é a melhor escolha.

Autoridade sobre o assunto

O desenvolvimento de conteúdos de um determinado segmento engloba várias vertentes sobre o assunto. Usando o exemplo anterior, há várias pautas apenas na confeitaria — e você pode até colocar receitas simples para que os leitores do seu blog reproduzam em casa.

Com o bom uso de palavras-chave e de SEO, é mais fácil chegar às melhores posições do Google. No entanto, isso não é suficiente: há muitos textos repletos de palavras-chave concorrendo com o seu. Então, o que você precisa é priorizar a qualidade do seu conteúdo.

Conteúdos ricos, com informações relevantes e voltadas especialmente para o seu cliente em potencial, podem transformar a sua empresa em autoridade no segmento dela. Toda vez que o usuário precisar de uma informação sobre sua área, é no seu blog que ele procurará.

Aumento e fidelização de clientes

Não é apenas o número de visitantes que aumenta. Quando o usuário enxerga o seu negócio como autoridade sobre o assunto, ele vai escolhê-lo na hora de resolver problemas.

Com o envio de blog posts em uma newsletter ou um e-mail marketing , você continua mantendo um relacionamento. Dessa forma, sempre que ele precisar de um produto ou serviço do seu segmento, é a sua empresa que procurará.

Relacionamento

Criar um blog é manter um relacionamento constante com o seu cliente. Isso porque ele é criado com base na sua persona, ou seja, no arquétipo do seu cliente ideal. As pautas, palavras-chave e o tom de voz são todos pensados para atingir esse provável consumidor.

Além disso, o blog conta com um espaço para comentários. Utilizando uma chamada para a ação, você pede para que o cliente deixe dúvidas, opiniões e críticas sobre um determinado assunto. Por fim, também deve contar com um espaço para contato, em que ele pode enviar questões diretamente para você.

Como você viu, há várias razões para criar um blog. No entanto, isso não significa que você não deva investir em redes sociais. Pelo contrário: elas são ótimas para a divulgação dos conteúdos publicados!

Se você deseja criar um blog para a sua empresa, invista em uma agência de marketing digital com experiência.  Entre em contato com a Great by Choice e fale com um especialista!

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