6 ferramentas de marketing digital que você precisa usar
Great by Choice • Jun 10, 2019

Você já deve saber como é importante ter uma presença digital sólida. Afinal, o público online só cresce: em um ano, o Brasil ganhou 10 milhões de internautas. Além disso, 80% da área urbana brasileira tem acesso à internet. No entanto, para que a sua empresa possa conquistar uma parte desse público, é essencial trabalhar com ferramentas de marketing digital.

Se você quer que o seu negócio aproveite ao máximo o mercado online , não deixe de investir em ferramentas de marketing digital. Neste post, você vai conhecer as melhores e entender como elas funcionam. Confira:

6 ferramentas de marketing digital que transformarão o seu negócio

Veja quais ferramentas de marketing digital farão a diferença na sua estratégia online:

1. Plataformas de automação

Como você viu, a internet permite que você alcance um público imenso. No entanto, quando é preciso entregar uma mensagem para muitas pessoas, ela acaba se tornando muito abrangente e genérica — e não é isso que desejamos.

Seu público pode envolver tanto pessoas mais novas quanto mais velhas. Portanto, a linguagem não é necessariamente a mesma. É para isso que servem as plataformas de automação. Elas permitem que você atinja a uma grande parcela de clientes de forma personalizada. E como isso acontece? Simples: agrupando e segmentando várias fases da estratégia.

Uma plataforma de automação de marketing pode atualizar seu blog , disparar e-mails , compartilhar posts nas suas redes sociais, criar páginas e várias outras tarefas. Ela costuma ser mais robusta, pois condensa várias tarefas em um local só, mas pode não permitir trabalhos mais avançados.

Algumas plataformas famosas são HubSpot , RD Station e Leadlovers.

2. Plataformas de produção de conteúdo

O conteúdo é a peça-chave de qualquer estratégia online. Não adianta trabalhar com as melhores ferramentas de marketing digital se seus textos, áudios, vídeos e imagens são de baixa qualidade.

Por isso, conteúdo não é simples. É aquilo que está presente no seu site, em blogs e nas redes sociais. Pode estar em diversas formas e deve seguir regras de SEO para aparecer nos resultados de busca do Google. Portanto, precisa de ferramentas digitais que possam administrá-lo da melhor forma.

Uma ferramenta de produção de conteúdo é o local onde você pode escrever, adequar e compartilhar nas plataformas desejadas. As principais são Contentools , GatherContent e Rock Content.

3. Plataformas de e-mail marketing

São plataformas que vão segmentar e facilitar a entrega de seus e-mails. Por exemplo: para um determinado grupo, você pode começar a enviar informações sobre um e-book; para outro, uma newsletter; e ainda, para um terceiro, as promoções do dia.

Cada grupo pede uma mensagem diferente, não é verdade? As plataformas de e-mail permitem que você envie a mensagem certa para o contato certo.

Veja algumas que você pode ter na sua estratégia de marketing:  Mailchimp , RD Station, E-GOI e Leadlovers.

4. Sites de pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são o centro de toda a sua estratégia de SEO. Por meio delas, o seu potencial cliente pode encontrar a sua empresa no Google, seja com conteúdos gratuitos (posts do seu blog) ou patrocinados (anúncios no Google Ads).

Existem dois principais tipos de palavras-chave: as head tails, que são curtas e generalistas (exemplo: “sapato”), e as long tails ou de cauda longa, que são mais específicas (ex: “sapato de couro feminino 36”).

Por serem mais de nicho, as palavras de cauda longa atingem seu público com mais facilidade, mas são criadas com base na head tail.

As ferramentas de marketing digital são voltadas para a criação de palavras-chave long tails, em que você coloca uma sugestão e recebe variações muito usadas em buscas. No Google Trends, por exemplo, você compara duas ou mais palavras-chave para descobrir qual é a mais popular.

Algumas ferramentas de palavras-chave: Google Trends , Google Keyword Planner , SEMrush  e Keyword Tool.

5. Plataformas de monitoramento de redes sociais

Para saber o que o público fala sobre a sua empresa, nada melhor do que usar ferramentas de monitoramento. Hoje, se um usuário gosta ou detesta a sua marca, ele precisa compartilhar a sua opinião. Afinal, é a forma dele de mostrar algo muito bom que consumiu ou evitar que um amigo caia numa cilada.

O mais bacana das plataformas de monitoramento é que você pode ter uma ideia da quantidade de comentários positivos, negativos e neutros em relação à sua marca. Essa análise dá a oportunidade de reverter impressões ruins e até fazer modificações pontuais em seus produtos ou serviços.

Se um produto lançado não tem a repercussão desejada, você pode observar nos comentários quais são as principais queixas em relação a ele. Até mesmo entrar em contato com o usuário e pedir a opinião dele pode reverter uma primeira impressão negativa.

Algumas ferramentas de marketing digital para monitoramento são Hootsuite , Buzzmonitor  e ScupSocial.

6. Ferramentas de análise de SEO

Quando você cria um site ou blog , espera que ele apareça nas primeiras posições do Google, certo? Mas para que isso aconteça, é necessário seguir um conjunto de regras que facilitam a leitura das suas páginas pelos robôs.

Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para os mecanismos de busca é como se chama esse grupo de modificações que você deve fazer nos seus textos, imagens e páginas para ser encontrado facilmente tanto pelo Google quanto pelos usuários.

No entanto, são vários detalhes que precisam de sua atenção e, às vezes, um ou outro pode escapar. Para ajudar você nesse processo, existem as ferramentas de análise de SEO.

O melhor é que essas plataformas avaliam seu site como se fosse o próprio Google, ou seja, com precisão. Além disso, caso o buscador faça alterações no seu algoritmo (que muda como os sites serão organizados nas buscas), essas ferramentas de marketing digital se atualizam. Demais, não?

Algumas sugestões de plataformas são Google Search Console  e Majestic.

Entendeu como essas ferramentas de marketing digital podem fazer toda a diferença no seu negócio? Agências costumam utilizar várias delas em suas estratégias, o que economiza bastante e evita retrabalhos.

Para usá-las da forma correta, trabalhe com uma agência de marketing digital com experiência e reconhecida no mercado. Entre em contato com a gente  e fale com um especialista!

Por Great by Choice 23 mar., 2020
Saber como criar uma persona é fundamental para quem trabalha com marketing digital, pois facilita a definição de ações e aproxima marca e consumidor. O post Afinal, como criar uma persona para a sua empresa? apareceu primeiro em Great by Choice.
Por Great by Choice 16 mar., 2020
Quer saber qual é a importância do SEO para blog e como aplicá-lo na prática? Veja os itens aos quais você deve se atentar para otimizar conteúdos! O post SEO para blog: como otimizar conteúdos para o Google? apareceu primeiro em Great by Choice.
Share by: