5 dicas de marketing digital para pequenas indústrias de piscinas
Great by Choice • Dec 23, 2019

Você certamente já sabe que o mundo é digital. Afinal, quando temos uma dúvida, é só usarmos algum navegador para buscar a resposta. Quando queremos saber das últimas notícias, já recorremos às nossas redes sociais. E, por conta disso, é preciso adotar o marketing digital para pequenas indústrias de piscinas.

Sim, esse tipo de estratégia funciona para qualquer empresa, independentemente de porte ou segmento. E, na prática, o principal benefício de investir em marketing digital para pequenas indústrias de piscinas é a criação de um ímã de clientes!

É isso mesmo: utilizando as estratégias certas, você vai conseguir atrair seus clientes naturalmente. Isso significa que não terá esforço para buscar um por um, já que eles chegarão até sua marca.

Mas quais seriam essas estratégias? Para responder essa dúvida, reunimos algumas ações de marketing digital para pequenas indústrias de piscina para direcionar sua empresa no caminho certo.

Continue lendo para aprender cada uma dessas ideias que colocarão seus negócios à frente da concorrência!

5 etapas de marketing digital para pequenas indústrias de piscina

Seguir cada um desses passos fará você entender os elementos básicos para que sua pequena indústria de piscinas consiga planejar, executar e conduzir uma estratégia de marketing digital completa. Então, vamos conhecê-los?

1. Crie um site completo

Seu site atual ainda possui um design que parece ser dos anos 90? Ou pior: você ainda nem conta com um site? Então, precisa saber que esse é o primeiro passo para uma estratégia de marketing digital para pequenas indústrias de piscinas.

O seu site é essencial para marcar sua presença digital. Afinal, é nele que qualquer pessoa com perfil de cliente pode encontrar as informações que precisa.

Independentemente das formas de chegar até a sua página principal, com um site é possível fechar negócios, pois:

  • se alguém pesquisar por algo que você oferece, deve encontrar o seu site;
  • se um usuário achar a sua página nas redes sociais, ele pode chegar até o seu site;
  • se encontrar com alguém pessoalmente que pode ser um possível cliente, é fundamental que indique o seu site para que ele encontre mais informações.

Mas o que queremos na prática é o aumento das vendas. Temos um período curto de tempo para chamar a atenção de qualquer pessoa que chega até o seu site. Portanto, se ele não é atraente, é lento para carregar ou é confuso para explicar o que sua empresa oferece, o visitante certamente vai sair e, provavelmente, migrar para a concorrência.

Então, crie um site que seja carregado rapidamente, pois os consumidores vão embora se ele demorar muito. E garanta que é fácil de navegar, sem esquecer de adicionar textos claros que informam o que a sua empresa pode oferecer.

Aliás, quais informações um site precisa ter para ser um sucesso? Na hora de construir, sempre surge essa dúvida. Por isso, listamos as páginas que não podem faltar:

  • home : é nela que você deve apresentar com o que trabalha e quais produtos pode oferecer;
  • sobre: contar a história da empresa e compartilhar visão, missão e valores;
  • produtos : listar os itens produzidos e dar mais detalhes;
  • clientes : mostrar pessoas e/ou empresas que já confiam nos seus produtos;
  • blog : publicar artigos com dicas para potenciais clientes;
  • contato : permitir que possíveis clientes conversem com você por e-mails, telefones e redes sociais.

Outro aspecto importante é a responsividade. Trata-se da adaptação do visual do site para os diferentes dispositivos móveis. Com o aumento do volume de buscas em smartphones, tablets e notebooks, essa é uma característica indispensável.

2. Faça um levantamento de palavras-chave 

A pesquisa de palavras-chave deve ser uma parte obrigatória de toda estratégia de marketing digital para pequenas indústrias de piscinas. Ela consiste em descobrir exatamente quais termos (sejam palavras únicas, compostas ou até mesmo frases) que as pessoas usam para pesquisar os produtos e serviços da sua empresa.

Hoje, existem várias ferramentas que podem ser usadas com esse objetivo, como:

  • Google Trends ;
  • SEMrush ;
  • Ubersuggest ;
  • Keywordtool.io ;
  • Planejador de palavras-chave do Google AdWords;
  • Recomendações de pesquisa (quando o Google tenta ajudar concluindo automaticamente uma pesquisa);
  • Caixa “Pesquisas relacionadas a” na parte inferior da página de resultados de busca.

Todas essas opções ajudam a encontrar palavras-chave. O grande objetivo dessa etapa é selecionar termos relevantes para o seu negócio.

Quer um exemplo de como usar essas ferramentas? Então, vamos assumir que uma pequena indústria produz acessórios para piscinas e precisa encontrar palavras-chave para desenvolver sua estratégia de marketing digital.

Buscando pelo termo “acessórios para piscina” no Ubersuggest, surgem diversas opções de palavras-chave que podem ser trabalhadas:

Assim, você conseguirá inseri-las nas páginas do seu site ou nas postagens do seu blog. Sim, isso mesmo, o blog também tem um papel fundamental nessa estratégia!

3. Invista na criação de conteúdo

Para alavancar os seus resultados com marketing digital, é preciso atrair o máximo de visitantes. E nada melhor do que investir na criação de conteúdo para alcançar esse objetivo.

O marketing de conteúdo é um dos componentes indispensáveis do marketing digital. Basicamente, você vai utilizar as palavras-chave encontradas no levantamento anterior para criar conteúdos relevantes e atrativos, que respondam dúvidas do seu público.

Cada nova palavra-chave que tiver um conteúdo correspondente no seu blog será mais uma forma de ser encontrado na internet. Mas existe outro componente essencial para alcançar bons resultados: o SEO!

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. Na prática, isso representa uma série de estratégias que você pode utilizar ao longo dos conteúdos para ficar melhor posicionado nas páginas de resultados do Google. Assim, terá cada vez mais resultados se os materiais aparecerem na primeira página, e não na segunda, terceira ou posterior.

Alguns exemplos de conteúdos que podem ser trabalhados no marketing digital para pequenas indústrias de piscinas são:

  • Quais os melhores materiais para piscinas?
  • Quanto posso ganhar com revenda de piscinas?
  • Como trabalhar com indústrias de piscinas?

Seguir essa linha de publicação vai ajudar os visitantes a entenderem que sua marca conhece o mercado.

E para ter ainda mais sucesso nessa estratégia, é essencial diversificar os formatos de conteúdo produzidos. Você pode investir em tipos como:

  • Blog posts
  • E-books
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Webinars
  • Podcasts
  • Whitepapers
  • Planilhas
  • Checklists

4. Marque presença nas redes sociais

Você não pode mais evitar as redes sociais. Todo mundo usa e, no mínimo, sua pequena indústria deve ter uma página atualizada com suas informações básicas, o horário do funcionamento e as principais novidades.

Mas para ter resultados concretos, levando novas pessoas para o seu site, é preciso postar regularmente. O recomendado é pelo menos duas vezes por semana, para manter seus conteúdos atualizados e aparecer para os possíveis clientes.

Muitas empresas utilizam Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest como parte de suas estratégias digitais. Mas é sempre importante falar com clientes para entender onde eles buscam seus produtos.

O mais importante é: adapte suas mensagens nas redes sociais para cada plataforma, porque os consumidores desejam ver conteúdos personalizados.

Além disso, aproveite as redes sociais para criar e manter um relacionamento direto com a sua audiência. Esse contato mais próximo pode ser a chave para que a sua pequena indústria consiga ter mais relevância no mercado e reconhecimento como referência.

5. Conte com o apoio de uma agência

Com os passos anteriores, você já deve ter percebido que as ações de marketing digital para pequenas indústrias de piscina demandam um grande trabalho, certo? E uma realidade do mercado é que dificilmente as empresas contam com profissionais suficientes internamente para cumprir todas essas etapas.

Por isso, o melhor caminho é contar com o apoio de uma agência de marketing. Essa empresa será a responsável por colocar em prática todas as ações digitais que forem planejadas.

  • é papel do cliente: direcionar as ações, o tom de voz e o tipo de design a ser utilizado nas publicações e campanhas;
  • é papel da agência: colocar a mão na massa e fazer acontecer o que foi planejado.

Então, não tenha dúvidas: se quer começar a investir em marketing digital, busque uma agência. Mas algumas dicas precisam ser seguidas:

  • procure uma agência especialista no seu mercado de atuação;
  • conte com uma fornecedora experiente no mercado.

É por isso que você, que precisa começar com suas ações de marketing digital para pequenas indústrias de piscinas, pode contar com a Great by Choice.

Entre em contato agora mesmo para conhecer todas as estratégias digitais que podemos aplicar juntos para aumentar as oportunidades de crescimento da sua empresa!

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