Como fazer o marketing digital da indústria de piscinas de fibra para lojistas?
Great by Choice • Jan 06, 2020

O marketing digital da indústria de piscinas de fibra é uma ferramenta poderosa para aumentar a lucratividade de forma significativa. Porém, é preciso que tudo seja planejado de maneira estratégica, para que os resultados sejam realmente positivos.

Para início de conversa, você precisa ter em mente que a abordagem ao conversar com os revendedores de produtos não pode ser a mesma utilizada para o consumidor final. Por isso, convém entender conceitos como o de personas e os de marketing B2B e B2C.

Explicaremos tudo isso nos tópicos a seguir. Também apresentaremos dicas práticas para você fazer o marketing digital da indústria de piscinas de fibra para lojistas. Confira!

Entenda o conceito de personas

Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital da indústria de piscinas de fibra, você deve aprender o que são personas. Para isso, é preciso fazer uma pequena viagem no tempo!

Até poucos anos atrás, alguns teóricos como Fábio França , autor do livro Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica , trabalhavam com conceitos como o de stakeholders.

Com base nessa teoria, os públicos, que antes eram apenas classificados em interno, externo e misto, passaram a ser divididos em grupos menores. Os clientes, os prospects, os fornecedores, os concorrentes e a mídia, entre outros aglomerados, foram chamados de stakeholders.

No entanto, essa definição ainda é muito ampla para o marketing digital da indústria de piscinas de fibra. Entende-se que a internet é um espaço bastante amplo e atinge a muitos nichos de público, que não são atendidos pelos meios tradicionais.

Assim, criou-se o conceito de persona. Trata-se de um personagem criado pela empresa que representa o cliente ideal. Ele é construído com base em pesquisas com pessoas reais e serve como norte para as estratégias de marketing, como a produção de conteúdo para blogs e redes sociais.

Uma empresa pode ter várias personas, com base nos nichos de clientes que atende. No caso do marketing digital da indústria de piscinas de fibra, pode-se ter uma persona para as ações voltadas para o consumidor final e outra para os revendedores de produtos, por exemplo.

Saiba o que é marketing B2B e B2C

Entendida a ideia de personas, você terá facilidade em compreender o que é marketing B2B e B2C.

No marketing B2B, estamos nos referindo a uma estratégia Business to Business, ou seja, de empresa para empresa. Já o marketing B2C é Business to Consumer, ou seja, de empresa para cliente.

Assim, entende-se que, em cada um dos casos, é preciso ter cuidados específicos e traçar as estratégias de acordo com as necessidades e os anseios das diferentes personas.

Quando falamos em marketing digital da indústria de piscinas de fibra para os revendedores de produtos, estamos nos referindo a uma estratégia B2B. Afinal, a relação estabelecida é a de uma empresa vendendo para outra empresa. O consumidor final não é o foco!

Vale ressaltar que, por trás de toda pessoa jurídica, existe uma pessoa física. Mesmo que a relação seja B2B, quem compra não é uma empresa, mas sim quem a representa.

Portanto, o dono de uma loja de produtos para piscinas ou o gestor de compras dessa organização é que deve servir como base para a criação de uma persona para as suas estratégias de marketing digital.

Veja algumas dicas práticas para fazer o marketing digital da indústria de piscinas de fibra para B2B

O marketing digital da indústria de piscinas de fibra para revendedores de produtos, como explicamos, é B2B. A seguir, compartilharemos algumas dicas que você pode colocar em prática para ter sucesso nessa estratégia. Acompanhe!

Saiba em que redes sociais a sua persona está

Depois de você já ter construído a sua persona — que, como explicamos, é a pessoa responsável pela compra na loja de produtos para piscinas —, é preciso saber onde ela está.

Faça uma pesquisa aprofundada com os representantes de lojas que já compraram da sua indústria para verificar que canais eles mais utilizam na internet. Assim, se você verificar que o seu público está presente no LinkedIn, por exemplo, pode intensificar as estratégias de marketing nessa rede social.

Além das mídias sociais, é interessante verificar se a sua persona costuma fazer pesquisas no Google rotineiramente, para desenvolver ações de marketing de conteúdo em blogs. Assim, você pode trabalhar para o seu site aparecer na primeira página do buscador.

Tome cuidado com o tom de voz adotado

O tom de voz adotado para os conteúdos publicados nos canais da empresa não é o mesmo para o marketing B2B e B2C. Quando estamos nos relacionando com outra empresa, deve-se ter o cuidado de a comunicação ser a esperada para esse tipo de negociação.

Ao desenvolver um anúncio para lojistas, por exemplo, o foco deve ser em como o produto que você produz pode ser uma boa alternativa para o comércio dessa persona. Ela precisa ter despertado o interesse de revender aquilo que você oferece.

Produza materiais ricos e cases de sucesso

Os materiais ricos podem ter o formato de e-books, infográficos e vídeos, entre outros. Eles são conteúdos mais aprofundados e visam fazer com que os lojistas compreendam a relevância dos seus produtos para os comércios especializados em piscinas.

Já os cases de sucesso trazem histórias vitoriosas de empresas que já são suas clientes e colhem bons frutos com a parceria. Ao visualizar isso, os seus consumidores em potencial podem ter o interesse despertado em conhecer mais sobre os seus produtos.

Invista no pós-vendas

Depois de conquistar os seus clientes, o marketing digital também deve ser utilizado no pós-vendas. Para isso, convém manter todos os seus canais ativos para que os lojistas possam entrar em contato para fazer críticas, elogios ou sugestões.

Também é uma boa ideia continuar produzindo conteúdo para se manter em contato com essas pessoas. Assim, elas podem voltar a comprar do seu negócio e, aos poucos, estabelecer uma relação duradoura.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer o marketing digital da indústria de piscinas de fibra para os revendedores de produtos. Temos certeza de que você terá bons resultados, caso coloque o aprendizado em prática!

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