“Quem tenta vender para todo mundo não vende para ninguém”. Essa é uma frase muito conhecida em marketing. Resumidamente: se você tem uma indústria de piscina e lazer e oferece seus produtos para qualquer cliente, não atinge nenhum. Isso porque um discurso generalista não tem alvo específico; portanto, acaba sendo ignorado.
É por isso que é tão importante conhecer seu público-alvo e entender o que ele deseja. Além de saber quem realmente compraria da sua indústria de piscina e lazer, você pode adaptar seus produtos e ter insights do que oferecer.
Neste artigo, você vai entender como usar o marketing para falar com clientes da indústria de piscina e lazer. Confira!
Antes de saber como fazer marketing para os clientes, é necessário conhecê-los. Você já deve ter cansado de ouvir sobre a importância disso.
Hoje o marketing procura não trabalhar com público-alvo, e sim com buyer personas. O que é mais fácil: falar com pessoas de 25 a 45 anos que têm casa própria ou conversar com o Marcelo, de 30 anos, que está reformando seu imóvel e deseja instalar uma piscina para se refrescar no verão?
Um negócio costuma ter pelo menos um desses dois tipos de relacionamento: com o cliente pessoa física ou influenciador na compra (B2C ou business to client) ou com uma empresa (B2B ou business to business). No entanto, quando falamos de indústria de piscina e lazer, estamos lidando com ambos. Portanto, você pode conversar com:
Descobrir quem é seu cliente não é algo que se faz com base em chutes. É necessário pesquisar sobre diversos aspectos de cada tipo de consumidor:
Vamos usar o exemplo da Montreal Piscinas , case de sucesso da Great by Choice. A empresa optou por conversar com três tipos de clientes e, portanto, representá-los em três personas:
O problema de muitas empresas é não adaptar o discurso de um público para outro.
Por exemplo: empresas que comercializam diretamente com outras organizações costumam usar o mesmo discurso que usariam com o consumidor final. Mesmo que um indivíduo esteja muito atento ao que compra, ele não vai ter o mesmo nível de exigência de um gestor. Afinal, as decisões de um negócio afetam uma quantidade muito maior de pessoas.
Mas quando falamos de indústrias, o discurso se inverte: a empresa acaba falando apenas com outras empresas, esquecendo-se de que o cliente final também está interessado em saber sobre a qualidade do seu produto.
Cada tipo de cliente precisa de uma abordagem diferente, já que os assuntos sobre os quais desejam se informar se diferenciam bastante:
Você pode conversar com as diferentes personas nos mesmos canais de comunicação: site , blog , redes sociais e anúncios no Google. No entanto, a linguagem e os assuntos serão bem diferentes.
No marketing B2C, é essencial investir no relacionamento. O consumidor deve enxergar sua indústria de piscina e lazer como referência no segmento. Além disso, ele precisa saber que, se houver algum problema, poderá contar com uma estrutura eficaz para resolvê-lo.
Já no marketing B2B, o ciclo de venda é mais longo. Por isso, números, gráficos com custo e informações sobre o produto são essenciais. É fundamental que esse cliente enxergue o custo-benefício. Ele pode comprar muitos modelos na sua indústria de piscina e lazer, mas se os produtos não forem bons ou não venderem, ele vai perder dinheiro — mesmo que o valor final da compra tenha sido baixo.
Outro fator importante é que o consumidor final é muito influenciado pela emoção. Muitas vezes, ele não analisa o custo-benefício do produto, mas as sensações que ele vai proporcionar. Portanto, o relacionamento com o cliente e o posicionamento de marca são muito importantes.
Vejamos um exemplo: Júlia tem 30 anos, é veterinária e mãe. Para ela, que não passa muito tempo com o filho, os momentos com ele devem ser vividos com qualidade. Então, a indústria de piscina e lazer X resolve não vender apenas uma piscina de fibra, mas lembranças de férias com a família, dias de verão que serão lembrados por toda a vida e segurança para as crianças.
Já o marketing B2B prioriza a razão o tempo todo. Por isso mesmo, os clientes costumam estar no Facebook e no LinkedIn.
Por exemplo: o dono de uma loja precisa saber sobre os aspectos técnicos do produto, como composição, segurança, instalação, quantidade de pessoas que suporta, diferenças práticas para outros modelos etc. Até o valor unitário em uma compra grande deve ser considerado.
Como você viu, para fazer marketing para os clientes da indústria de piscina e lazer, você precisa, primeiramente, conhecê-los. Para isso, entender como atingir seu público-alvo é fundamental. Descubra agora tudo o que é preciso saber sobre buyer persona !
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