Como fazer para a indústria de piscina e lazer aparecer na primeira página do Google?
Great by Choice • Dec 02, 2019

Quem nunca ouviu as frases “se está na internet é verdade” e “se está no Google é confiável”? Pois é! Por isso, aparecer na primeira página do Google é o sonho de consumo de qualquer empresa, independentemente de segmento e tamanho.

Na era da internet, estar entre as páginas mais acessadas do maior site de buscas do planeta é sinal de credibilidade e vendas. E, claro, não seria diferente na indústria de piscina e lazer, especialmente para empresas de sauna e spa.

Então, vamos entender um pouco mais sobre esse vasto universo online e conhecer técnicas para a sua marca aparecer na primeira página do Google?

Afinal, como aparecer na primeira página do Google?

Não existe uma fórmula mágica para conseguir um bom posicionamento e aparecer na primeira página do Google. Primeiramente, é preciso compreender que é necessário planejamento e dedicação, o que inclui conhecer bem o seu público-alvo.

Sabendo disso, podemos definir dois caminhos para quem deseja aparecer na primeira página do Google, que são:

Conteúdos patrocinados

Os conteúdos patrocinados podem surgir em diferentes formatos: links que levam o leitor para o seu site ou anúncios publicitários. Com eles, você tem um valor X para gastar durante um determinado período, como acontece nas mídias tradicionais.

Para que esse tipo de conteúdo gere bons resultados, é muito importante fazer uma boa pesquisa sobre os hábitos dos seus consumidores, descobrir as palavras-chave mais usadas por eles em buscas, regionalizar o alcance e linkar o anúncio com aquilo que o usuário procura de fato.

Ou seja, não use palavras-chave aleatórias apenas para fazer volume ou tentar alcançar qualquer pessoa na internet; isso pode desgastar a imagem da sua empresa e não ajuda na conversão de leads (cliques que levam o leitor à sua página e o fazem se interessar e comprar seu produto).

O conteúdo patrocinado pode levar para uma página específica, uma rede social, um artigo ou um formulário de identificação para o envio de e-mails.

Conteúdos orgânicos

Os conteúdos orgânicos são aqueles criados, publicados e compartilhados sem o empurrãozinho dos links pagos que citamos acima. É quando alguém descobre sua marca, seu produto ou serviço simplesmente porque algo chamou atenção.

Um título bem elaborado e uma chamada nas redes sociais, postados no momento certo e com frequência, geram compartilhamentos e cliques que, por si só, fazem com que o seu site e blog sejam bem avaliados pelo Google e conquistem espaço de destaque durante as buscas.

O conteúdo orgânico não vai ganhar espaço do dia para noite; é um trabalho que exige, principalmente, dedicação e periodicidade.

Construa uma imagem digital forte

Hoje, nenhuma marca sobrevive se não estiver online. Independentemente de ramo, não existem limites ou limitações dentro da internet. É preciso apenas compreender o que seu consumidor deseja ver — quais informações, dicas ou facilidades ele quer ter ao alcance das pontas dos dedos.

Dê ao seu consumidor exatamente o que ele busca, facilite o dia a dia dele, torne próxima a comunicação entre vocês e garanta que ele sempre volte ao seu site ou às suas redes sociais.

Tenha um bom site

Um bom site é aquele se adequa a qualquer tela: computador, tablet e smartphone. Atualmente, são imperdoáveis páginas que não se ajustam ou que apresentem mídias que demoram para carregar.

Para o seu site aparecer na primeira página do Google, é necessário investir em uma estratégia de otimização para mecanismos de busca, mais conhecida como SEO.

Basicamente, o SEO consiste em tornar o site mais convidativo ao leitor e visível para o Google. E isso inclui uma série de pontos essenciais, como:

  • uso de palavras-chave que sejam pesquisadas pelo seu público-alvo e tenham a ver com o negócio;
  • descrição detalhada de produtos (medidas, materiais, acessórios etc);
  • imagens e vídeos de boa qualidade;
  • blog com conteúdos ricos em informações e dicas;
  • uso de links internos para aumentar o tempo de permanência do visitante;
  • uso moderado e pontual de links patrocinados;
  • atualização constante do site — seja por meio de conteúdos, páginas ou visual.

Conte com a ajuda de profissionais especializados para construir o seu site e alimentá-lo com informações que ajudarão o visitante. Assim, ele perceberá que a sua indústria tem credibilidade e poderá fazer negócios com ela.

Crie bons conteúdos

Ter um blog e uma rede social ricos em conteúdos interessantes é o básico do marketing digital e tem um nome: Inbound Marketing. Aqui, você atrai seu cliente por meio de materiais como textos, imagens e vídeos.

Você não vai vender diretamente o seu produto ou serviço, e sim criar um laço com o seu público-alvo. Apresente para ele informações úteis, dicas, passo a passo e tudo mais que envolve o universo da sua indústria. Assim, demonstra ser especialista no segmento de piscina e lazer e induz o usuário a consumir o produto que a sua empresa produz.

Ora, se você fabrica produtos para saunas e spas, além de produzir conteúdos sobre instalação, manutenção e acessórios de segurança, também pode criar materiais sobre arquitetura e decoração, lazer, tendências do mercado etc.

O Inbound Marketing é o motor que faz o conteúdo orgânico se destacar e aparecer na primeira página do Google. E o seu combustível são as palavras-chave!

A palavra-chave escolhida para impulsionar um conteúdo, blog ou site deve ser muito bem pesquisada e analisada. O próprio Google possui uma ferramenta que ajuda a encontrar e planejar o uso dos melhores termos para a sua empresa.

Se você trabalha com “indústria de sauna e spa” ou com “piscina e lazer”, logo, essas palavras ou esses termos devem ser usados com frequência e rigor em páginas, descrições e conteúdos criados. Pois, assim que o consumidor digitar essas expressões no Google, o buscador vai direcioná-lo para sites que as empreguem.

Mas não basta apenas usar as palavras-chave de forma aleatória e sem razão. Conteúdos ricos, bem estruturados e que não sejam apenas “caça-cliques” são priorizados. Por exemplo, em um artigo de 1000 palavras publicado no seu blog, a palavra-chave primária deve aparecer entre 6 e 8 vezes. Sendo importante estar:

  • no título;
  • no resumo (caso tenha);
  • no primeiro parágrafo;
  • no subtítulo;
  • e no último parágrafo.

Use as redes sociais

As redes sociais são o novo SAC. Isso porque as pessoas recorrem primeiro a esses espaços para compartilhar críticas, dúvidas e sugestões. Elas são termômetros para que saibamos quais caminhos seguir para estreitar cada vez mais a relação com o cliente, seja ele um consumidor final ou intermediário.

Por isso, não basta ter uma rede social: é necessário alimentá-la frequentemente, responder seus seguidores e se aproximar deles. Nelas, informações institucionais, novidades sobre produtos e conteúdos de blogs podem ser apresentados em primeira mão.

Um post bem aceito — que conquista curtidas, compartilhamentos e comentários — ajuda a ranquear uma marca nas buscas, fazendo ela aparecer na primeira página do Google.

Mas é preciso estar em todas as redes sociais? Não! O ideal é que você aposte nos canais que sejam mais atrativos para o seu cliente e favoreçam o produto ou serviço oferecido.

O Facebook abraça uma gama maior de clientes. Porém, para as indústrias de sauna e spa, o Instagram pode ser uma excelente vitrine. Já o YouTube pode surgir para dar apoio com vídeos informativos sobre manutenção ou instalação dos produtos. Por fim, o LinkedIn pode ajudar na comunicação com lojistas interessados em revender.

Lembre-se que todos os canais precisam estar interligados. Como? Simples:

  • as redes sociais devem chamar para os artigos do blog;
  • os artigos do blog devem ter links que levem o leitor para outros conteúdos, para um formulário de contato ou mesmo para uma loja.

Isso faz com que o usuário passe mais tempo no seu site, o que também ajuda no posicionamento da sua empresa nas buscas.

A indústria de piscina e lazer possui inúmeros atrativos a serem explorados e trabalhados. Por isso, com um bom planejamento e cronograma de trabalho, é possível aparecer na primeira página do Google. Basta ter a sensibilidade para absorver cada novidade que surge no universo virtual e aplicar nos conteúdos criados para a sua marca.

E então, gostou das nossas dicas sobre como aparecer na primeira página do Google? Quer ficar por dentro de todas as ferramentas para alavancar o marketing digital da sua empresa? É simples: acompanhe as nossas redes sociais — Facebook , Instagram e LinkedIn — e receba os nossos conteúdos em primeira mão!

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