É possível fazer marketing digital para indústrias?
Great by Choice • Aug 05, 2019

Estratégias de marketing digital são extremamente importantes para empresas. No entanto, vemos que elas são voltadas principalmente para quem trabalha diretamente com o consumidor e para distribuidores. Então, fica a dúvida: é possível fazer marketing digital para indústrias?

O marketing digital é muito abrangente — inúmeros setores podem ser beneficiados com as suas estratégias. Porém, quando falamos de indústrias, esse trabalho é quase inexistente, principalmente vindo de agências especializadas.

O mercado varejista se adaptou muito bem ao mundo digital. É só analisar como o e-commerce se torna uma das principais fontes de lucro dos lojistas brasileiros. Então, por que a indústria não poderia se beneficiar do segmento online?

Neste post, você descobrirá se é possível ou não fazer marketing digital para indústrias. Confira!

Vale a pena fazer marketing digital para indústrias?

Sim, principalmente para quem deseja revigorar o seu negócio depois da crise que assolou o setor. Em 2018, 40% das indústrias fecharam o ano com saldo negativo. Infelizmente, o problema ainda perdura em 2019.

Criar e implementar políticas de competitividade é uma das soluções apontadas para mudar a atual situação das indústrias brasileiras. Portanto, contar com estratégias que possam reverter esse quadro sem impactar o orçamento é fundamental. Nisso, o marketing digital se destaca.

As principais estratégias de marketing digital são divididas em dois grupos:

  1. outbound marketing: é o marketing tradicional, com anúncios em sites e propagandas em vídeo;
  2. inbound marketing: é um grupo de estratégias que visa atrair o usuário até o seu negócio. Por exemplo, o dono de uma confecção de roupas tem uma dúvida sobre a produção de tecidos e faz uma pesquisa no Google. Lá, ele encontra um post de um blog de uma indústria têxtil que responde exatamente àquilo que ele precisava. A partir daí, começará a enxergar aquela fábrica como uma autoridade no segmento.

O ideal é trabalhar com os dois tipos de estratégia, mesmo no marketing digital para indústrias. Atualmente, estamos no auge da implementação do inbound marketing, que não só é mais em conta, como transforma a sua empresa em autoridade no segmento.

No entanto, ao contrário do outbound marketing, o inbound marketing é uma estratégia de médio e longo prazo. Afinal, enquanto a primeira se baseia em publicar anúncios para o maior número de usuários possível, a segunda deseja atrair o cliente até o seu negócio.

O importante é estar ciente que uma estratégia não anula a outra. É possível atuar concomitantemente com inbound marketing e outbound marketing.

Como é feito o marketing digital para indústrias?

Bom, já sabemos que o marketing digital para indústrias é possível, mesmo que o setor ainda enfrente resquícios da crise. Agora, veremos como esse trabalho é feito:

Marketing B2B

A maior parte do trabalho de marketing digital é no formato B2C (business to client), ou seja, da empresa para o cliente final. Mas quando falamos em marketing para indústrias, o formato muda para B2B (business to business) ou negócio para negócio — como vimos no exemplo da indústria têxtil para a confecção de roupas.

O relacionamento B2B é o guia tanto no e-commerce quanto nas estratégias de marketing digital para indústrias. Porém, uma empresa industrial trabalha com diferentes stakeholders, incluindo o consumidor. Na hora de detalhar essa estratégia, a agência de marketing digital será responsável por criar até três personas que contemplem esses diferentes tipos de cliente.

Conteúdo

O conteúdo é a principal forma de atração do marketing digital, principalmente do inbound. Ele é responsável por cativar e criar empatia entre o consumidor e a sua empresa.

Se no marketing tradicional o representante vai até fabricantes, associados e revendedores mostrar o seu produto ou serviço, no inbound marketing o potencial cliente chega até o seu site.

Portanto, quando o usuário encontrar o seu site, blog ou rede social , é necessário que cada um deles esteja abastecido com conteúdos relevantes, que tragam números, dados e informações verídicas sobre o seu setor.

Mas não pense que o conteúdo é apenas um texto institucional. Blog posts, podcasts, vídeos, e-books e webinars são exemplos de materiais que vão atrair o seu cliente e mostrar que você tem informações ricas sobre a sua área de atuação.

Esses materiais ricos são essenciais para conseguir leads ,  ou seja, dados do seu potencial cliente que são usados para continuar a manter o contato e aprimorar a sua persona.

Persona

Como falamos, o marketing digital para indústria deve se focar em mais de uma persona.

Resumidamente, persona é a idealização do seu consumidor ideal. Uma indústria lida com revendedores, distribuidores e consumidores. Portanto, precisa ter duas ou três delas para conversar com cada um desses tipos de cliente.

Os tipos de material também serão diferentes para cada persona. Enquanto os primeiros podem se interessar pelo treinamento de vendas, os últimos podem gostar de conteúdos educativos, que os levem ao consumo de produtos que estejam ligados à sua produção.

Custo de aquisição de clientes

O marketing digital trabalha com métricas , ou seja, medidas que mostram se uma estratégia dá certo ou errado. Uma das mais importantes é o custo de aquisição de clientes (CAC), que mostra o quanto você conquistou com o investimento em determinado período para alcançar novos consumidores.

Vejamos um exemplo:

  • digamos que você investiu R$ 15 mil em marketing e outros custos operacionais no último mês;
  • nesse tempo, obteve 125 novos clientes;
  • seu CAC foi, portanto, a divisão do investimento em marketing pela quantidade de clientes obtidos nesse tempo;
  • cada consumidor custou R$ 120.

A partir daí, você pode observar:

  • quanto cada cliente gastou nesse tempo;
  • se esses clientes continuam a consumir;
  • se o valor investido foi maior ou menor que o gasto.

Como visto, é possível e até necessário investir em marketing digital para indústrias. Embora o padrão tradicional com representantes de venda ainda traga resultados, essa estratégia pode proporcionar o encontro com clientes que você nem sequer imagina.

E o melhor: é possível aprimorar o perfil do seu cliente e criar um tom de voz condizente com ele.

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