Aqui no blog, já conversamos sobre as transformações geradas pela Indústria 4.0 e como estratégias online podem ajudar. No entanto, para quem está começando, o marketing digital para indústrias pode parecer um conceito muito abstrato, que é até fácil de entender, mas difícil de colocar em prática.
O marketing digital para indústrias ainda não é muito difundido no Brasil. Ele é voltado principalmente para reverter um quadro negativo dessas empresas no universo online. Enquanto o comércio soube aproveitar os novos tempos, as fábricas ficam para trás.
Neste post, você confere dicas essenciais para quem deseja investir em marketing digital para indústrias. Acompanhe!
Veja estratégias que não podem faltar no planejamento de marketing digital para indústrias:
Atualmente, uma das estratégias mais famosas para criar engajamento — ou seja, fazer com que a audiência interaja voluntariamente com a sua empresa — é o inbound marketing.
Em vez de ir atrás do seu cliente, é ele quem procura a sua empresa. E isso acontece por meio de conteúdo (texto, imagens, áudio e vídeo) nas redes sociais, no blog e site. Quanto mais qualidade você apresentar, mais o seu público o verá como autoridade.
Isso não significa que você não deva investir no marketing tradicional — também conhecido como outbound —, aquele em que você vai diretamente ao público. A ideia é trabalhar os dois simultaneamente.
Enquanto o outbound marketing pode trazer resultados mais rápidos de vendas, o inbound fortalece a sua presença digital, trabalha a sua autoridade na internet e fideliza seguidores e clientes.
O marketing digital para indústrias é, resumidamente, um conjunto de estratégias que precisam ser trabalhadas simultaneamente.
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para levar o seu site ao topo das ferramentas de busca. Ele facilita a leitura e indexação pelos robôs de mecanismos como Google, Bing ou Yahoo!.
O SEO se baseia na experiência do usuário, fator fundamental para o Google na hora do ranqueamento de páginas. Então, todas as suas regras são para facilitar a leitura e aumentar a permanência do leitor na sua página.
Existem dois tipos de SEO para se trabalhar em marketing digital para indústrias: o on-page (com mudanças que devem ser feitas dentro da página e são de controle da empresa) e off-page (fatores que não são podem ser controlados).
Confira alguns exemplos:
Existem diversos fatores on-page que você deve trabalhar no seu site ou blog. Vejamos os quatro principais:
Apenas quatro fatores são considerados off-page. Embora não possam ser alterados pela empresa ou pelo profissional de marketing, é bom conhecê-los para ter uma visão geral:
Um fator crucial no marketing digital para indústrias — aliás, na presença digital de qualquer empresa — é o site. Ele é como o “endereço oficial” do seu negócio, mesmo que ele tenha outras redes. Portanto, deve ser feito com seriedade. Ou seja: ser fácil de navegar, ter um layout condizente com a sua identidade visual e, principalmente, ser responsivo.
Mas o que seria responsividade? É a adaptação do site a diversos tipos de tela. Você provavelmente já fez uma pesquisa no celular, abriu um site e não conseguiu conferir nada do que estava escrito. Isso acontece porque a página não é responsiva.
Hoje, dificilmente você fará uma pesquisa e encontrará um site assim. O Google privilegia sites responsivos nos seus resultados de busca. Novamente, citaremos a experiência do usuário: segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, 49% usam a internet apenas pelo celular , contra 47% que acessam tanto por dispositivos móveis quanto pelo desktop ou notebook.
Então, a probabilidade de que uma pessoa acesse o seu site pelo smartphone é maior que pelo computador!
Uma agência de marketing digital para indústrias pula muitas etapas de estudo, pesquisa e investimento para a sua empresa.
Com a ajuda dela, você poderá trabalhar o tom de voz e a comunicação com clientes diretos e consumidores finais, além de reduzir custos e criar estratégias específicas para o segmento industrial. Também se tornará autoridade na sua área.
Outra vantagem de contar com uma agência é que ela saberá especificar qual é o seu tipo de cliente e onde ele se encontra. Por exemplo: não adianta você investir tudo no Facebook se o seu cliente prefere o LinkedIn. E, caso a estratégia não dê certo, ela fará ajustes pontuais para não comprometer todo o planejamento.
Mas nada do que é feito em marketing digital deve ser baseado em achismos. Plataformas de hospedagem, redes sociais e ferramentas do Google (Analytics, por exemplo) contam com métricas que mostram o comportamento do público no seu site.
Esses dados se transformarão em relatórios, que serão apresentados a você em datas específicas. Assim, será possível acompanhar de perto como anda a presença digital da sua empresa.
Como visto, você não só pode, como deve investir em marketing digital para indústrias. Portanto, trabalhe com uma agência que tenha experiência no setor industrial e traga resultados reais para o seu negócio. Entre em contato com a Great by Choice e fale com um especialista!
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