Aqui no blog, já conversamos sobre as transformações geradas pela Indústria 4.0 e como estratégias online podem ajudar. No entanto, para quem está começando, o marketing digital para indústrias pode parecer um conceito muito abstrato, que é até fácil de entender, mas difícil de colocar em prática.
O marketing digital para indústrias ainda não é muito difundido no Brasil. Ele é voltado principalmente para reverter um quadro negativo dessas empresas no universo online. Enquanto o comércio soube aproveitar os novos tempos, as fábricas ficam para trás.
Neste post, você confere dicas essenciais para quem deseja investir em marketing digital para indústrias. Acompanhe!
4 dicas de marketing digital para indústrias que você deve implementar já
Veja estratégias que não podem faltar no planejamento de marketing digital para indústrias:
1. Invista em Inbound marketing
Atualmente, uma das estratégias mais famosas para criar engajamento — ou seja, fazer com que a audiência interaja voluntariamente com a sua empresa — é o inbound marketing.
Em vez de ir atrás do seu cliente, é ele quem procura a sua empresa. E isso acontece por meio de conteúdo (texto, imagens, áudio e vídeo) nas redes sociais, no blog e site. Quanto mais qualidade você apresentar, mais o seu público o verá como autoridade.
Isso não significa que você não deva investir no marketing tradicional — também conhecido como outbound —, aquele em que você vai diretamente ao público. A ideia é trabalhar os dois simultaneamente.
Enquanto o outbound marketing pode trazer resultados mais rápidos de vendas, o inbound fortalece a sua presença digital, trabalha a sua autoridade na internet e fideliza seguidores e clientes.
O marketing digital para indústrias é, resumidamente, um conjunto de estratégias que precisam ser trabalhadas simultaneamente.
2. Não se esqueça do SEO
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para levar o seu site ao topo das ferramentas de busca. Ele facilita a leitura e indexação pelos robôs de mecanismos como Google, Bing ou Yahoo!.
O SEO se baseia na experiência do usuário, fator fundamental para o Google na hora do ranqueamento de páginas. Então, todas as suas regras são para facilitar a leitura e aumentar a permanência do leitor na sua página.
Existem dois tipos de SEO para se trabalhar em marketing digital para indústrias: o on-page (com mudanças que devem ser feitas dentro da página e são de controle da empresa) e off-page (fatores que não são podem ser controlados).
Confira alguns exemplos:
SEO on-page
Existem diversos fatores on-page que você deve trabalhar no seu site ou blog. Vejamos os quatro principais:
- palavras-chave: termos que o usuário utiliza na ferramenta de busca e o fazem chegar até o seu conteúdo;
- SEO title: título que aparece nas buscas do Google, não necessariamente idêntico ao do seu texto;
- URLs amigáveis: endereços com palavras-chave que resumem o conteúdo do seu texto e não dão a impressão de que a sua página está com vírus;
- heading tags: é a hierarquização do título e dos intertítulos do seu texto — H1, H2 e H3.
SEO off-page
Apenas quatro fatores são considerados off-page. Embora não possam ser alterados pela empresa ou pelo profissional de marketing, é bom conhecê-los para ter uma visão geral:
- link building: é quando outro site faz um link para o seu conteúdo. Para o Google, essa é uma forma de demonstrar que ele é uma referência e, portanto, confiável. No entanto, é preciso que esses links sejam diversos (vindos de vários lugares) e tenham qualidade (sejam feitos por fontes também confiáveis);
- autoridade do domínio: tem um pouco a ver com o link building, mas também com o tempo de existência, a segurança do site e quantidade e qualidade dos textos;
- localidade: o Google tende a ranquear empresas que estejam geograficamente mais próximas do usuário;
- social: tem a ver com as menções nas redes sociais e o compartilhamento dos seus links.
3. Tenha um site responsivo
Um fator crucial no marketing digital para indústrias — aliás, na presença digital de qualquer empresa — é o site. Ele é como o “endereço oficial” do seu negócio, mesmo que ele tenha outras redes. Portanto, deve ser feito com seriedade. Ou seja: ser fácil de navegar, ter um layout condizente com a sua identidade visual e, principalmente, ser responsivo.
Mas o que seria responsividade? É a adaptação do site a diversos tipos de tela. Você provavelmente já fez uma pesquisa no celular, abriu um site e não conseguiu conferir nada do que estava escrito. Isso acontece porque a página não é responsiva.
Hoje, dificilmente você fará uma pesquisa e encontrará um site assim. O Google privilegia sites responsivos nos seus resultados de busca. Novamente, citaremos a experiência do usuário: segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, 49% usam a internet apenas pelo celular , contra 47% que acessam tanto por dispositivos móveis quanto pelo desktop ou notebook.
Então, a probabilidade de que uma pessoa acesse o seu site pelo smartphone é maior que pelo computador!
4. Trabalhe com uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital para indústrias pula muitas etapas de estudo, pesquisa e investimento para a sua empresa.
Com a ajuda dela, você poderá trabalhar o tom de voz e a comunicação com clientes diretos e consumidores finais, além de reduzir custos e criar estratégias específicas para o segmento industrial. Também se tornará autoridade na sua área.
Outra vantagem de contar com uma agência é que ela saberá especificar qual é o seu tipo de cliente e onde ele se encontra. Por exemplo: não adianta você investir tudo no Facebook se o seu cliente prefere o LinkedIn. E, caso a estratégia não dê certo, ela fará ajustes pontuais para não comprometer todo o planejamento.
Mas nada do que é feito em marketing digital deve ser baseado em achismos. Plataformas de hospedagem, redes sociais e ferramentas do Google (Analytics, por exemplo) contam com métricas que mostram o comportamento do público no seu site.
Esses dados se transformarão em relatórios, que serão apresentados a você em datas específicas. Assim, será possível acompanhar de perto como anda a presença digital da sua empresa.
Como visto, você não só pode, como deve investir em marketing digital para indústrias. Portanto, trabalhe com uma agência que tenha experiência no setor industrial e traga resultados reais para o seu negócio. Entre em contato com a Great by Choice e fale com um especialista!
O post 4 dicas de marketing digital para indústrias apareceu primeiro em Great by Choice.