Tome cuidado com as métricas de vaidade!
Great by Choice • May 13, 2019

Quando começamos a investir em marketing digital , desejamos ter números altíssimos de curtidas e compartilhamentos. No entanto, o que nos diz realmente se a estratégia está no caminho certo são os dados comportamentais dos usuários. O problema é que até eles podem ser enganosos e servirem apenas para alimentar o ego da empresa, não para trazer resultados efetivos: são as chamadas métricas de vaidade.

Você já ouviu falar nisso? Se é novo em marketing digital, precisa conhecê-las para não se deixar enganar. Neste post, entenderemos o que são as métricas de vaidade e por que, embora possam parecer boas, elas não trarão necessariamente o retorno que você espera. Confira!

O que são métricas de vaidade?

Como vimos, métricas são os dados comportamentais dos usuários que estavam nas suas páginas. A taxa de compartilhamento de um post, o número de curtidas e a quantidade de comentários, por exemplo. O problema é que, muitas vezes, esses números podem parecer sinônimos de sucesso, mas acabam atrapalhando um diagnóstico preciso da estratégia de marketing da sua empresa.

Isoladamente, um alto número de compartilhamento de um post pode parecer algo positivo. Mas e se os usuários o estiverem mostrando como exemplo de um texto ruim ou de opinião ultrapassada? Lembre-se de que opiniões negativas costumam viralizar com muito mais rapidez do que as positivas.

Portanto, o lado ruim das métricas de vaidade é parecerem algo bom em um primeiro momento. Elas precisam ser trabalhadas com outros dados para que não sirvam apenas para inflar o ego da empresa.

Que tal conhecer algumas métricas do tipo?

Com quais métricas tomar cuidado?

Embora seja bom saber estes números, as métricas de vaidade não devem ser vistas de forma isolada, mas com outras informações. Assim, você tem dados coerentes sobre a sua estratégia de marketing digital.

Veja com quais métricas de vaidade você precisa tomar cuidado:

Likes

Em um relatório de métricas, o profissional de marketing pode mostrar que você conseguiu muitas curtidas em uma publicação. Mas será que isso se converte em um resultado real?

Por exemplo: você pode publicar algo que nada tenha a ver com sua marca e, ainda assim, conseguir muitas curtidas. O problema é que, além de desviar da linha editorial que a sua empresa deve seguir, não trará resultado algum.

Aquele like se transformará em uma visita ao seu site ou uma compra? Será que o usuário não clicou apenas em uma ação automática enquanto rolava a timeline dele?

Pageviews

Um alto número de visualizações não significa que a taxa de conversão também será. Quanto mais você divulgar o seu site, mais acessos ele receberá. Mas se essas visitas são de pessoas diferentes ou das mesmas, qual é a região e faixa etária desse público, a métrica não entrega.

Downloads

Se você tem um aplicativo, uma alta taxa de downloads pode ser algo bom, contanto que aliada a um baixo número de desinstalações. Isso porque criar um aplicativo gera gastos. Quando muitos usuários o desinstalam, afetam consideravelmente os custos com a tecnologia.

Portanto, se você tem poucos downloads, mas um baixíssimo número de desinstalações em relação ao de instalações, está no lucro.

Seguidores

Ter muitos seguidores pode parecer ótimo, mas não significa tanta coisa em termos práticos. Uma empresa pode ter uma página com milhares de fãs. Mas quantos deles são reais?

Há muitos perfis que compram seguidores nas redes sociai s apenas para chamarem a atenção da audiência. No entanto, não é possível convertê-los em leads e clientes.

Compartilhamentos

Ter o seu conteúdo compartilhado é um dos grandes objetivos de quem faz marketing digital. Então, por que seria uma das métricas de vaidade? Porque, isoladamente, ela não diz se o resultado é positivo ou negativo.

Um alto número de compartilhamentos só é algo bom se:

  • eles forem positivos, e não acompanhados de comentários depreciativos;
  • houver uma boa taxa de conversão.

Quando falamos de um blog , é importante investir na estratégia de funil de vendas  e fazer com que pelo menos uma boa parte do público continue a acompanhar os seus conteúdos.

Cliques

Ter muitos cliques no seu site pode parecer interessante, mas como um número isolado, é apenas uma das métricas de vaidade.

Se você divulgar bastante o seu site, por exemplo, ele terá cliques. Mas qual é a porcentagem que se converte em algo interessante para a empresa?

Um exemplo: de nada adianta ter vários cliques em uma landing page se poucos baixarem o material. No fim das contas, serão poucos leads para você seguir com a sua estratégia de relacionamento.

Mas não é importante ter um alto número de seguidores e curtidas?

Não necessariamente. Você pode ter muitos seguidores e curtidas, mas se a taxa de engajamento for baixa, de nada adiantará.

Vejamos um exemplo: Arii, uma jovem influenciadora norte-americana com 2,6 milhões de seguidores no Instagram, fez uma parceria com uma marca de roupas. O problema é que, mesmo com tantos seguidores, ela não conseguiu vender 36 camisetas.

Então, vêm as questões importantes:

  • qual é o perfil do seu seguidor?
  • qual é a taxa de engajamento em suas publicações?
  • os comentários são positivos ou negativos?
  • o seu produto é adequado ao perfil do seguidor?

Se não houver uma estratégia de marketing digital voltada para a persona , de nada adiantarão os altos números.

Para contrapor: há influenciadores com público bem menor (conhecidos como influencers de nicho) que conseguem conversões muito melhores. Isso porque, além de terem um perfil de público bem definido, eles criam conteúdos voltados exatamente para ele. Como resultado, os seguidores confiam no que eles indicam e, claro, compram.

Como você viu, métricas de vaidade são números que parecem interessantes, mas de nada adiantam quando isolados, sem outro dado para mostrar resultados reais. Portanto, se o profissional de marketing digital aparecer apenas com altas taxas de cliques, mas sem mostrar a porcentagem de conversões, comece a desconfiar.

Quer uma parceria com uma agência de marketing digital que apresente dados reais e não métricas de vaidade? Entre em contato com a Great by Choice e fale com um especialista!

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