O marketing digital engloba diversas plataformas do mundo online: site, blog , e, claro, redes sociais. Qualquer pessoa que tenha um perfil pessoal já visualizou páginas de empresas que oferecem produtos e serviços — muitas delas com um profissionalismo que até então só se via nos veículos de comunicação tradicionais. Mas como trabalhar redes sociais para a indústria?
O Brasil tem o nono maior parque industrial em escala global. Portanto, qualquer trabalho, incluindo o digital , deve ser feito com muita seriedade. Neste post, você entenderá como é possível utilizar redes sociais para a indústria. Confira!
Cada rede social tem as suas vantagens e pode ser trabalhada de maneira diferente. Veja como:
Apesar de ser um tipo de rede social, o YouTube também é a segunda ferramenta de busca mais usada. Então, por que não utilizá-lo em uma estratégia de redes sociais para a indústria?
Vídeos institucionais já são comuns no mundo corporativo. Você pode usar o YouTube para divulgar os seus para os públicos externos. É possível mostrar as suas instalações e a linha de produção por meio da plataforma, por exemplo.
Assim, os seus futuros parceiros terão uma ideia de como a sua indústria funciona.
O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais. É possível procurar emprego, estimular o networking e seguir empresas. Portanto, indústrias também podem se beneficiar dele.
Além dos tradicionais posts que você pode escrever na linha do tempo (como ocorre no Facebook), o LinkedIn conta com um espaço chamado Pulse, que permite que os usuários escrevam sobre as suas especialidades. Quando bem aproveitado, ele pode ser uma forma inteligente de transformar a sua indústria em autoridade no segmento dela.
Quando estudamos sobre funil de vendas e jornada do cliente, entendemos que os primeiros conteúdos não precisam citar a empresa, mas sim informar e educar sobre o segmento dela. Isso também se aplica ao trabalho de redes sociais para a indústria.
Se você deseja se apresentar como autoridade no seu segmento, pode usar a ferramenta para compartilhar informações interessantes sobre ele. Dados, gráficos, notícias com linguagem jornalística e até instruções no formato de blog post são permitidos pelo Pulse. Você só precisa trabalhar o tom de voz para que todos os textos sigam a mesma linha editorial.
Além do alcance orgânico, o LinkedIn trabalha com promoção paga por meio do LinkedIn Premium, que conta com ferramentas para gerar e alcançar potenciais clientes, além de auxiliar no recrutamento de novos profissionais para a sua indústria.
A principal rede social de Mark Zuckerberg continua sendo a mais popular no mundo, com 2,3 bilhões de usuários ativos — 130 milhões deles só no Brasil. Portanto, para quem deseja investir em redes sociais para a indústria, ter e atualizar uma página no Facebook é quase tão importante quanto criar um site.
Da mesma forma que no LinkedIn, você pode publicar posts não apenas sobre a sua indústria, mas a respeito do seu segmento. O detalhe é que será necessário ser muito mais sucinto, já que publicações no Facebook prendem mais pelo aspecto visual do que pelo textual.
Outro fator importante é que o Facebook tem a sua própria plataforma de vídeo. Isso porque a intenção dessa rede social é manter o usuário cada vez mais tempo online nela. Então, o preferível é que você poste um vídeo diretamente na plataforma, em vez de compartilhar outro que já está salvo no YouTube.
O Instagram é uma rede social bastante visual, mas o espaço para legendas pode ser trabalhado em sua estratégia de marketing. Além de publicar fotos e curiosidades sobre o funcionamento da sua empresa, você pode usar ferramenta stories para mostrar um pouco do dia a dia de uma indústria.
Essa rede social também permite que você faça transmissões ao vivo e converse com potenciais clientes que mandam mensagens privadas. Na criação de uma estratégia de redes sociais para a indústria, o Instagram se destaca por oferecer diversos recursos interessantes.
Outra vantagem é que você pode modificar o seu perfil de pessoal para comercial. Dessa forma, é possível analisar o andamento dos seus posts, a interação das pessoas, os picos de movimentação, as postagens mais populares e muito mais.
Muitos usuários já perceberam a queda no alcance e no engajamento das postagens de algumas redes sociais. Embora Zuckerberg alegue razões nobres, o provável é que seja uma forma de “forçar” empresas a usarem as ferramentas pagas de criação de anúncios e impulsionamento de posts.
O Facebook Ads é uma ferramenta de impulsionamento de posts com base nas informações do seu público-alvo. Além de atingir esse grupo, ele envia o seu anúncio a pessoas com características próximas, ampliando o espectro de potenciais clientes.
O Instagram Ads segue o mesmo princípio. Os posts que você deseja promover serão exibidos para usuários com perfil parecido ao do seu potencial cliente.
Na hora de desenvolver um trabalho de redes sociais para a indústria, é necessário pensar tanto em B2B (business to business) quanto em B2C (business to client). Isso significa que você falará tanto com as empresas que vendem o seu produto quanto com os clientes finais dele.
Não há necessidade de criar redes diferentes para falar com as as duas personas. No entanto, é preciso ter postagens para ambos.
O ideal é que o tom de voz seja o mesmo, para que não haja dissonância no discurso. Você pode falar com duas pessoas diferentes e, mesmo assim, não perder a sua identidade. Lembre-se disso durante o trabalho!
Os posts voltados para empresas devem falar da sua escala de produção, das matérias-primas e do produto em si. Já os clientes finais podem ler curiosidades sobre a indústria, dados importantes sobre o segmento e até entender o que fazer com base no que você produz.
Entendeu como é possível trabalhar com redes sociais para a indústria? Então, conte com a parceria de uma agência de marketing especializada no segmento industrial. Entre em contato com a Great by Choice e converse com um especialista!
O post Como utilizar redes sociais para a indústria? apareceu primeiro em Great by Choice.